Professor Emérito na UFC

Emílio Recamonde Capelo recebe título de Professor Emérito da UFC

Escolhida para saudar o Prof. Emílio Recamonde Capelo, que na noite de ontem (9) recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará, a Profª Maria Naiúla Monteiro buscou em Mario Quintana o trecho no qual o poeta diz "que tristes os caminhos se não fora a presença distante das estrelas", para comparar a personalidade perseverante do homenageado, que nunca permitiu à utopia ceder lugar ao desânimo. Foi munido de uma "firme perseverança que o Prof. Emílio Recamonde Capelo idealizou e foi o artífice maior do Curso de Ciências Atuariais da FEAAC, reconhecido em dezembro de 2001, pelo Ministério da Educação", ressaltou a oradora.

A cerimônia da entrega do título, realizada no auditório da Reitoria, foi presidida pelo Reitor Jesualdo Farias, que lembrou, em seu pronunciamento, a aprovação no Conselho Universitário, por unanimidade, da concessão da honraria ao Prof. Emílio, a partir de um parecer, "altamente favorável do relator, o Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula". O Reitor afirmou que "Emílio Recamonde é emérito desde que ingressou em nossa Universidade, em 1965, como professor assistente no Instituto de Química e Tecnologia. Construiu uma carreira brilhante no magistério superior, tanto em sala de aula, como nas atividades de pesquisa e na administração universitária", complementou.

"Poderia usar todo o tempo que me foi designado elencando os feitos do nosso agraciado, mas me deterei nos traços de sua personalidade", argumentou a Profª Naiúla Monteiro, destacando, de imediato, sua brandura de espírito. Admitiu que a primeira impressão que o Prof. Emílio deixa aos menos avisados "é a de uma pessoa difícil". Mas para os que privam de sua amizade ou tiveram a oportunidade de ser seu aluno, constatam tratar-se de "um homem bom, solidário, compreensivo, dotado de profunda sensibilidade". E dirigindo-se a ele, relembrou: "perdi a conta de quantas vezes o vi com seus olhos marejados de lágrimas".

O caráter do novo Professor Emérito foi destacado, ainda, no discurso do Reitor: "Emílio Recamonde deitou raízes na memória de todos os seus alunos, que guardam do mestre não apenas as lições, o conhecimento científico transmitido nas aulas e palestras, mas, também, o exemplo de honradez e ética profissional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário