Prefeitura de Guaiúba promove Audiência Pública para debater débitos do INSS da gestão anterior


 Como forma de debater os débitos referentes ao pagamento do INSS aos funcionáriosmunicipais de Guaiúba, durante os exercícios de 2010 e 2011, sob a gestão do ex-prefeito, Marcelo Fradique, PSDB, a pedido do atual gestor, Kaio Gurgel, PROS, promove nesta quarta-feira (3), no CEARC, a Audiência Pública com a presença de autoridades, vereadores, população e representantes da sociedade civil para discutir sobre a dívida e qual as possíveis saídas da gestão em sanar.
A dívida iniciou na gestão do ex-prefeito Marcelo Fradique (PSDB) e perdura por mais de 3 anos somando com correção e juros, mais de 6 milhões de reais. Segundo os termos da legislação previdenciária, Fradique deveria reter tal percentual em relação ao montante pago e repassá-lo ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
É o que prevê o artigo 31 da lei nº 8.212/91 onde a empresa contratante de serviços executado mediante cessão de mão de obra, inclusive em regime de trabalho temporário, deve reter 11% do valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestação de serviços.A contribuição do INSS dos funcionários da prefeitura chegou a ser recolhida, porém o repasse não foi feito a instituição, prejudicando os profissionais que esperavam pela aposentadoria e outros recursos como os Auxílios Acidente e Doença, além de Pensão por Morte e Salário Maternidade.
A dívida é da gestão passada, porém o pagamento é de responsabilidade do atual gestor. Segundo o prefeito Kaio Gurgel, a Audiência serve para esclarecer à população as origens da dívida, mostrando que o atual governo não é detentor dos débitos. “Queremos mostrar os verdadeiros fatos ao cidadão guaiubano para que ele verifique que a dívida não é decorrente da nossa gestão, mas que apesar disso, estaremos estudando a melhor maneira de quitá-la como forma de termos um município livre de atrasos”, assegura o prefeito. Além disso, o governante alerta que o débito prejudica o andamento dos projetos da prefeitura e que muitos terão de ser paralisados já que “grande parte do orçamento terá de ser destinada ao pagamento”.
O procurador-geral do município, Rômulo Medeiros, expõe que a ocasião será um “jogo aberto” com a população, onde serão apresentados os números da dívida, os prejudicados, e a forma de parcelamento. “A prefeitura tem arrecadação mensal de dois milhões, porém não podemos paralisar as nossas atividades inteiramente, em favor de uma dívida que não é nossa. Vamos pagar esse atraso da gestão anterior, mas é importante que a população saiba desse detalhe”, ressalta. A atual gestão se prepara para dar entrada num processo judicial, através de denúncia no Ministério Público Federal, por se tratar de um crime contra a receita municipal pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário