Oportunismo é uma coisa, oportunidade é outra coisa.


Vereador solicita que Ministério Público e Polícia Federal investiguem obras do Município e do Estado
O vereador João Alfredo (Psol) pediu, ontem, durante o grande expediente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), a investigação por parte do Ministério Público e da Polícia Federal sobre as obras do viaduto da Antônio Sales e a Ponte Estaiada, em razão de as empresas Geoconsult e Galvão Engenharia, que ganharam a licitação, estarem envolvidas em escândalos de corrupção, como foi apurado pelas operações Marambaia e Lava Jato.
“Os gastos com dinheiro público está na faixa de milhões e milhões de reais. A relação disso com o financiamento empresarial, com o financiamento privado é brutal. Eu tenho muito orgulho de dizer que o único partido com parlamentares no Congresso Nacional que não recebeu financiamento dessas empreiteiras é o Psol. Claro que há parlamentares de outros partidos que não receberam”, afirmou João Alfredo, ao falar sobre o escândalo da Petrobras.
Conforme o parlamentar, a empresa Geoconsult foi responsável pela realização do estudo de impacto ambiental da Ponte Estaiada do Cocó e do Plano de Controle Ambiental do viaduto da Antônio Sales, e que o proprietário Tadeu Dote foi condenado a 32 anos de prisão e pagamento de uma multa de R$ 1 milhão e 400 mil, além de R$ 4 milhões de indenização. João Alfredo salientou ainda que a empreiteira Galvão Engenharia, responsável pelas obras, envolvida no escândalo da Petrobras teve como penalidade a suspensão e proibição de celebrar contratos com a União. “Eu estou dizendo que houve propina no viaduto? Não! Eu estou dizendo que o Plano de Controle Ambiental foi fraudulento? Não! Mas tenho direito de suspeitar”, complementou o oposicionista, dando conta de que o envolvimento das empresas em escândalos é motivo de cobrar do MP e Polícia Federal investigação sobre as obras realizadas em Fortaleza ou no Estado. “Um dos advogados dos empreiteiros disse uma frase que, por si só, é um escândalo. Não se coloca um calçamento em uma rua de uma pequena cidade se não tiver acertos”, frisou o vereador. Ao final do discurso, João Alfredo destacou que a obra do viaduto havia sido julgada ilegal pela Justiça, pela não realização do estudo prévio de impactos ambientais.

LICITAÇÕES LEGAIS
Em defesa, o líder do Executivo na Câmara, o vereador Evaldo Lima (PCdoB), afirmou que as construtoras que realizam obras no município de Fortaleza todas elas venceram os processos licitatórios com o devido processo legal. “Com a publicação da licitação, posteriormente a abertura dos envelopes, ajudicação e homologação, e não existe nada que relacione a Prefeitura a qualquer empreiteira com relação a ilegalidade”, assegurou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário