Não fume perto de Tabaré Vazquez



Vázquez nomeia gabinete 48 horas após ser eleito no Uruguai
  • Pablo Porciuncula/AFP
    Tabaré Vázquez foi eleito no último domingo para suceder José Mujica em um terceiro e decisivo governo da esquerda uruguaia Tabaré Vázquez foi eleito no último domingo para suceder José Mujica em um terceiro e decisivo governo da esquerda uruguaia
O presidente eleito do Uruguai, Tabaré Vázquez, designou nesta terça-feira seu gabinete ministerial, que tem Danilo Astori - o artífice da política econômica que levou o país ao crescimento na última década - na pasta da Economia.

Vázquez, que liderará o terceiro governo de esquerda consecutivo no Uruguai, anunciou que Astori será o encarregado de Economia e Finanças.

Astori é considerado o principal promotor das medidas econômicas que levaram o Uruguai a ter em 2014 seu 12º ano de expansão econômica consecutiva, com crescimento de 4,4% em 2013.

A rápida definição do gabinete, 48 horas após a eleição, foi possível devido à "experiência prévia e um profundo conhecimento de todos os que vão constituir o próximo gabinete e que estão ocupando os cargos atualmente", assinalou Vázquez ao lado dos ministros e subsecretários designados.

O ministério das Relações Exteriores será encabeçado por Rodolfo Nin Novoa, homem de confiança de Vázquez, que ocupou a vice-presidência no primeiro mandato do socialista (2005-2010).

No ministério do Interior, calcanhar de Aquiles do governo de José Mujica devido à crescente revolta da população com a insegurança, Vázquez manterá o ministro Eduardo Bonomi.

Na Pecuária, permanecerá o ministro Tabaré Aguerre, um independente dentro da Frente Ampla (coalizão de esquerda) e que teve uma gestão muito elogiada na área que puxou o crescimento do país.

Liliam Kechichián e o ex-guerrilheiro Eleuterio Fernández Huidobro seguirão à frente de Turismo e Defesa, respectivamente.

Com a rápida designação, Vázquez evita uma possível negociação por cargos com o setor da Frente Ampla ligado ao presidente Mujica, o Movimento de Participação Popular, mais a esquerda.

Vázquez, um médico oncologista de 74 anos e ferrenho antitabagista, recebeu 1.226.105 votos, contra 939.074 para Luis Lacalle Pou, de 2,32 milhões de votos emitidos, obtendo 56,6% dos votos válidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário