Maracanu arde em denúncia de corrupção


Denúncias de fraude geram debate na AL
As denúncias apresentadas pelo Ministério Público do Ceará (MP-CE) contra o município de Maracanaú, envolvendo o atual vice-prefeito Carlos Eduardo Bandeira de Mello e mais 18 pessoas, que são acusadas por fraudes em licitações, repercutiram, ontem, no plenário da Assembleia Legislativa. O deputado Júlio César Filho (PTN), que tem seu berço eleitoral na cidade, levantou o assunto, já classificando os envolvidos como uma “quadrilha”.
 O parlamentar lembrou que as investigações do MP-CE já tiveram um primeiro momento em março deste ano, quando a administração municipal foi alvo de várias apreensões e prisões de servidores, empresários e do vice-prefeito, que chegou há ficar 21 dias detido. “Essa quadrilha, que, segundo a promotoria, tem como líder o vice-prefeito, Carlos Eduardo Bandeira de Mello, e 19 pessoas envolvidas, teria promovido um rombo nos cofres públicos que pode chegar ao montante de R$ 47 milhões, por meio de fraudes em licitações entre os anos de 2007 e 2008”, afirmou o parlamentar.
 Júlio César destacou que os envolvidos podem ser denunciados por quatro crimes e que, se a denúncia for aceita pela Justiça e, assim, os mesmos chegarem a ser condenados, eles podem chegar a pegar uma pena de até 65 anos de prisão. “É importante dizer que o MPE oferece denúncia por quatro crimes específicos: formação de quadrilha, corrupção, fraude em licitação e peculato. Caso o grupo seja condenado em todos os crimes, pode cumprir pena de 29 a 65 anos. Poderão ainda perder bens, funções públicas, sofrer multas e serem obrigados a fazer o ressarcimento dos valores subtraídos do município”, ressaltou.
 para o parlamentar, os R$ 47 milhões subtraídos poderiam ser investidos na área de saúde, que, segundo ele, encontra-se abandonada, e também em saneamento. “Por dia, o município arrecada o equivalente ao que uma pequena prefeitura arrecada por mês”, acentuou. O parlamentar chamou atenção ainda para a possibilidade de esses recursos terem sido aplicados para financiamento de campanha política de aliados.
 Júlio César ainda destacou que, apesar de Maracanaú ter pouco mais de 30 anos, o município já tem sua história envolvida com casos desabonadores, como a morte do seu primeiro prefeito, Almir Dutra, que foi assassinado por supostos adversários políticos.

DEFESA DA SITUAÇÃO
 A deputada Fernanda Pessoa (PR) defendeu a atual gestão de Maracanaú, ressaltando que, nos últimos anos, a prefeitura promoveu várias melhorias nas áreas de saúde, infraestrutura e educação. A deputada ainda frisou que o processo ainda está na fase de investigação e que ninguém foi condenado. “Mas se houver culpados, que se punam os culpados”, pontuou.
 Já o deputado Danniel Oliveira (PMDB) ressaltou que é importante que se faça justiça. Entretanto, ponderou que foi apenas apresentada a denúncia, que não foi apreciada ainda por um juiz, apontando que Júlio César já estava usando um “tom de condenação”.

VISITA
O deputado Júlio César visitou, ontem, a sede do jornal O Estado, para dar prosseguimento às denúncias apresentadas pelo Ministério Público e ressaltadas por ele na tribuna da AL contra o município de Maracanaú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário