Instalações do Colégio Cearense são recuperadas pelo Grupo Estácio

Perspectiva pós reforma
Estudantes de arquitetura e design de interiores estão participando do projeto de restauração do prédio

As antigas instalações Colégio Cearense serão recuperadas para a sociedade local com a inauguração de um novo campus do Centro Universitário Estácio, a partir de 2015. O prédio, que é um patrimônio histórico da cidade, será restaurado em sua antiga forma, afirma a reitora profa. Ana Flávia Chaves. “A escolha do local para a instalação da quarta unidade da instituição em Fortaleza deveu-se a uma pesquisa de mercado e análise da origem dos alunos. Estamos respondendo a um anseio de nossos estudantes, que é a facilidade de acesso, além da oportunidade da Estácio em colaborar com o município para revitalizar um importante bairro da cidade, o Centro”, disse.

Em 1917 os padres diocesanos Misael Gomes, Climério Chaves e José Quinderé conseguiram levantar a sede do colégio, localizada na Avenida Duque de Caxias, que chegou a abrigar 5,2 mil alunos na década de 70, deixando de funcionar em 2007, após 90 anos de atividade. O campus da Estácio no Centro entrará em funcionamento já no primeiro semestre de 2015. O espaço contará com igreja, teatro e quadra poliesportiva no padrão máster, que estão passando por uma reforma estrutural. A unidade terá também biblioteca, salas de docentes, coordenação de curso e Espaço de Estágio e Emprego e Empreendedorismo (E3). O projeto de restauração do prédio está sendo produzido pelos alunos do curso de arquitetura e design de interiores, sob a coordenação da profa. Clélia, garantindo que importância cultural do antigo prédio do Colégio Cearense não seja perdida.

O bairro do Centro tem mais de 5 km² de área territorial e um população de 24.775 habitantes. Vários projetos estão sendo elaborados pela gestão pública municipal para revitalizar a área e esse projeto da Estácio soma-se a esses esforços. “Essa aquisição é uma demonstração do compromisso com a cidade de Fortaleza. As atitudes falam mais do que as palavras.” “Nossa missão é educar para transformar positivamente nossos alunos, teremos como ir além oferecendo para os alunos de todos os Campi Arte e cultura com a unidade Centro”, afirma Ana Flávia.

A nova unidade funcionará durante os turnos da manhã, tarde e noite, com a opção de seis cursos: engenharia civil e de produção, administração, ciências contábeis, arquitetura e gestão de recursos humanos. O Brasil registrou neste ano mais de 7 milhões de estudantes matriculados em cursos de graduação no ensino superior, segundo dados do Censo da Educação Superior divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A Estácio atua em 22 estados e no Distrito Federal, onde possui 468,9 mil alunos matriculados, divididos em 39 instituições de Ensino Superior e 84 campi, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades.

Projetos de revitalização
O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio do Ceará tem se dedicado à pesquisa e à elaboração de propostas de Preservação e Conservação do Patrimônio Cultural Edificado de Fortaleza. “Atualmente, temos considerado seriamente a questão da preservação e memória da Cidade de Fortaleza, realizando projetos de Responsabilidade Social e Sustentabilidade voltados ao tema Preservação de Bens Culturais”, ressalta a reitora.

Dentre os projetos já realizados está a Casa do Estudante do Ceará, que pretende, além da restauração da edificação no estilo Art Déco, proporcionar aos estudantes residentes a sua autossustentação, a partir do melhor aproveitamento das instalações do local, assim como, das novas tecnologias a serem implantadas. Além disso, os alunos também participam da reforma das áreas externas do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE), através do projeto de Retrofit, com a parceria entre as duas instituições.

Por iniciativa dos alunos, alguns projetos já estão em análise, como o levantamento das instalações da Escola de Música Luís Assunção, Bem Tombado em nível municipal, para uma obra de restauração, e outro projeto para o restauro e conservação de instituições religiosas da Capital. Nesse sentido, a equipe Estácio iniciou os trabalhos de pesquisa e cadastramento arquitetônico da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Messejana, e da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, a conhecida Igreja do Carmo, uma das mais antigas e belas do Ceará.

E o projeto mais recente é o de preservação para realizar a documentação do antigo Colégio Cearense. Com o apoio do quadro de professores do Curso de Arquitetura e dos alunos envolvidos, foram conferidas plantas, construídas fachadas, cortes e maquetes eletrônicas, que servirão de base para a realização de estudos e, ainda, propostas de projetos de restauro e conservação. Os trabalhos realizados pelos alunos são vinculados ao Escritório modelo do Curso de Arquitetura do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário