Guimarães foi ao meio fio falar da UFC. De bem.

José Guimarães ocupa tribuna da Câmara para destacar os 60 anos da UFC

guimaraa
O vice-presidente nacional do PT, deputado federal José Nobre Guimarães, ocupou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira e fez um pronunciamento sobre os 60 anos da Universidade Federal do Ceará.
José Guimarães destacou a importância dessa Instituição para o crescimento do Ceará e os valores que dela surgiram e que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento intelectual do Estado. Destaca o fundador Martins Filho.
Senhor Presidente,
senhoras e senhores deputados,
Senhoras e senhores da imprensa e aqueles que nos acompanham pela rádio Câmara e pela TV Câmara;
Hoje é um dia muito especial para o povo cearense. Neste dia 16 de dezembro, comemoramos os 60 anos de criação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Esta data é um marco não só do desenvolvimento cultural do Estado, mas representa também um ponto de inflexão que permitiu um grande salto em sua economia. Afinal, a UFC se consolidou como um centro de formação superior de recursos humanos, que se tornaram vitais para desenvolvimento local nas décadas seguintes. 
Antes da UFC, quando um jovem cearense queria prosseguir seus estudos depois de concluir o ensino médio, geralmente tinha de deixar sua terra natal para ir a grandes centros universitários do país – como São Paulo e Rio de Janeiro, e mesmo para outros estados do Nordeste, como Pernambuco e Bahia. A UFC, por isso, nasceu de um grande movimento de reivindicação de seu povo, que foi liderado pelo eminente professor Antonio Martins Filho, cujo trabalho incansável e perseverança extraordinária foram fundamentais para tornar a UFC uma realidade tão sonhada pelos cearenses.
Criada pela Lei no. 2.373, de 16 de dezembro de 1954, a UFC foi instalada no dia 25 de junho de 1954, tendo como reitor o seu fundador, professor Martins Filho. Com sede em Fortaleza, era constituída pela Escola de Agronomia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia. Hoje, a UFC é composta de oito campi, denominados Campus do Benfica, Campus do Pici e Campus de Porangabuçu, localizados no município de Fortaleza (sede da UFC), além do Campus de Sobral, do Campus de Quixadá, do Campus de Crateús e do Campus de Russas.
Quando completa 60 anos, a UFC atua como entidade de ensino e pesquisa que abrangem praticamente todas as áreas do conhecimento representadas em seus cursos. A UFC conta com uma área de 340.670 metros quadrados e, além dos 8 campi mencionados, conta com 18 unidades de ensino, 4 centros, 5 faculdades e 4 institutos. Possui ainda 2 hospitais e 17 bibliotecas. A UFC é um dos símbolos dos investimentos em educação púbica que marcam nosso País nos últimos anos. A universidade tem experimentado franca expansão, com aumento de investimentos e melhor qualificação do corpo docente. De 2008 a 2014, foram criados 45 cursos de graduação, 24 de doutorado e 22 de mestrado.
Hoje, a UFC conta com 114 cursos de graduação, 54 de mestrado e 42 de doutorado. Em 2014, a universidade foi, pelo terceiro ano consecutivo, a instituição mais procurada do País pelos candidatos inscritos no exame Nacional do ensino Médio (Enem), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – com mais de 262 mil inscrições. Mantendo a vocação de democratizar o acesso ao conhecimento, característica que marcou sua criação, a UFC avançou em direção ao interior, multiplicando oportunidades, qualificando outros milhares de jovens cearenses e contribuindo decisivamente no combate às históricas desigualdades sociais e econômicas que assolam nossa sociedade.
Falar sobre a UFC sem comentar a notável atuação do Professor Martins Filho em sua fundação e trajetória nas décadas seguintes seria uma lacuna imperdoável. Esse notável cearense nascido no Crato, em 22 de dezembro de 1904, e falecido em Fortaleza, no dia 20 de dezembro de 2002, foi por muito tempo o corpo e a alma da UFC. Martins Filho tinha desde cedo um pendor irresistível para as letras e, enfim, para as coisas da cultura. Trabalhador incansável, iniciou suas atividades profissionais aos onze anos de idade em um jornal de sua cidade natal; depois foi para o Maranhão, trabalhando como caixeiro e como comerciante. Posteriormente, foi dono de cinema e de jornal no Piauí e criou um colégio em Teresina. Em meio a essa luta toda, concluiu o curso de Direito na Faculdade de Direito do Piauí, em 1935.
Martins Filho, apesar da energia inesgotável que tinha e da imensa capacidade de trabalho, era um homem de saúde frágil. Foi por isso e por causa do declínio de seus negócios que se mudou para Fortaleza, onde prosseguiu seu frenético ritmo de empreendedor. Em 1937, já na capital cearense, está envolvido com editora e jornais, fundando e dirigindo também importante escola de comércio; atuou como professor do Liceu do Ceará e de outros importantes estabelecimentos de ensino de Fortaleza. Em 1945, tornou-se professor catedrático por concurso e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Ceará. Em 1948, assumiu a liderança no processo de criação da UFC, o qual envolvia muitos interesses polítios, quando Pernambuco também disputava essa reivindicação. Chegou a participar de importante debate sobre o assunto, promovido pelo então maior semanário brasileiro, a revista O Cruzeiro, enfrentando o já célebre e influente sociólogo Gilberto Freyre. Este defendia que a Universidade do Recife já era suficiente para a região.
Martins Filho se aposentou em 1974, mas em vez de desfrutar uma mais que merecida aposentadoria, prosseguiu seu trabalho de grande empreendedor cultural, fundando a Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 1977, e a Universidade Regional do Cariri (URCA), em 1986. Ocupou vários cargos em órgãos ligados ao ensino no Brasil, tendo sido, durante 13 anos, membro do Conselho Nacional de Educação e representado o Brasil no Comitê Latino-Americano de Avaliação dos Sistemas de Bolsas de Estudos da OEA. Morreu dois dias antes de completar 98 anos, uma marca de longevidade incrível para um homem de corpo franzino e saúde frágil durante toda a existência. Deixo aqui, neste singelo registro, minha homenagem, em nome do povo do meu Estado, a esta grandiosa instituição – a cujos quadros muito me orgulho de ter pertencido, como formando do curso de Direito – e a seu brilhante fundador, pela incomensurável contribuição dada ao desenvolvimento do nosso Ceará e do Brasil.
Muito obrigado.
* Deputado José Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário