Fortaleza será a cidade com maior efetivo de guardas municipais

 A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), realizou neste domingo (14/12), no Ginásio Paulo Sarasate, a aula inaugural do Curso de Formação dos candidatos do concurso público da Guarda Municipal de Fortaleza, Defesa Civil e Segurança Institucional. Com a posse dos aprovados, a capital cearense será a cidade brasileira com o maior número de guardas municipais proporcionalmente. “Fortaleza já tem 1.300 guardas municipais atuando e, com a posse dos novos aprovados que estão agora no curso de formação, a cidade contará com mais mil novos guardas. Com isso, proporcionalmente, Fortaleza será a cidade com o maior número de guardas municipais de todo o País”, afirmou o secretário de Segurança de Fortaleza, Francisco José Veras de Albuquerque.

 De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, o aumento do efetivo da Guarda Municipal era um compromisso de campanha que está sendo cumprido, permitindo que os novos guardas passem a atuar nos terminais de ônibus, nos grandes espaços públicos da cidade e em escolas municipais.
 "A posse dos novos profissionais acontece em um momento decisivo para a cidade, quando Fortaleza inaugura, no próximo ano, três novas iniciativas. A primeira, que já está sendo concretizada é o projeto Segurança Escolar, que garante o acompanhamento da chegada e saída de estudantes, pais e professores nas escolas municipais. A segunda, em parceira com o Governo do Ceará, será a presença ostensiva da Guarda com a Polícia Militar nas 14 áreas mais violentas de Fortaleza. E a terceira, que começá no segundo semestre de 2015, será a implantação de torres de monitoramento, com câmeras de vigilâncias, para que os guardas possam acompanhar em tempo real situações de riscos”, adiantou Roberto Cláudio. O Curso de Formação, que faz parte da terceira fase do certame, é constituído de disciplinas teóricas e práticas que compreendem conhecimentos sobre a Guarda Municipal. Para o diretor-geral da Guarda Municipal (GMF), Azevedo Vieira, o curso dará oportunidade para que os aprovados adquiriram todos os conhecimentos necessários para exercerem a profissão. “Eles aprenderão técnicas de policiamento comunitário, mediação de conflitos, prevenção de drogas, de direito ambiental e mais uma série de matérias que fazem parte da segurança pública de Fortaleza”, explicou.  Aprovada no concurso, Camila Veríssimo está ansiosa para as aulas. “É sempre bom ter mais conhecimentos para que a gente possa colocar em prática da melhor forma e, assim, garantir mais segurança para Fortaleza”, disse.  O concurso, realizado em janeiro deste ano, reuniu mais de 54 mil candidatos que concorreram a 1.000 vagas para o cargo de guarda municipal, 18 para agentes de Defesa Civil e 10 para agentes de Segurança Institucional. Foram investidos cerca de R$ 13 milhões para realização do concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário