Duquinha discursa e pede ITA pro Ceará



Discurso do deputado Manuel Duca da Silveira na Assembleia do Ceará sobre o ITA

 

A cidade que mais aprova candidatos no rigoroso concurso de admissão ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica quer um campus daquela entidade de ensino instalada na capital cearense. A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou requerimento do deputado Manuel Duca, o Duquinha, direcionado ao Ministério da Defesa, ao Comando da Aeronáutica e à Reitoria do ITA para a implantação de uma unidade do instituto nas instalações da Base Aérea de Fortaleza.

É do Instituto Tecnológico de Aeronáutica que saem as principais mentes responsáveis pela transformação da indústria aeronáutica brasileira, capacitando-a a produzir a diversificada frota de aviões fabricados pela Embraer e que hoje voam no mundo todo.A Embraer hoje trabalha no colossal KC-390 e em breve no moderníssimo Gripen NG. Projetos que contam com a criatividade e inovação dos engenheiros formados pelo ITA.

A cidade de Fortaleza é a campeã de aprovação. Só no último vestibular, dos 170 aprovados, 71 eram oriundos de escolas de Fortaleza. São Paulo havia ficado em segundo lugar, com 12 aprovações. Ao todo, 7.279 alunos fizeram o vestibular - uma média de 40 candidatos por vaga. São Paulo foi a cidade com maior número de inscritos, 1.564. Fortaleza e São José dos Campos tiveram 783 e 781, respectivamente, e o Rio de Janeiro gerou 634 inscrições.

O ITA oferece seis cursos de engenharia com habilitação para Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Aeroespacial ou Computação.

É importante lembrar que o Instituto Tecnológico de Aeronáutica foi idealizado e construído pelo cearense Marechal Casimiro Montenegro Filho, dignificado por seu trabalho e história como Patrono da Engenharia da Força Aérea Brasileira.

A iniciativa do Legislativo Cearense é alinhada com a política de descentralização do ensino, garantindo o acesso da juventude norte-nordestina às mesmas oportunidades ao alcance dos jovens do Sul maravilha.

Outro foco do requerimento é que a implantação de um Campus do ITA em nossa Base Aérea de Fortaleza possa assegurar à Base cearense longeva e profícua atividade e importância.

A Base Aérea de Fortaleza, por ter perdido as unidades aéreas a ela subordinadas, sofre a possibilidade de ser rebaixada a Núcleo de Base, uma condição inferior dentro da estrutura da Aeronáutica e do Ministério da Defesa. A BAFZ já vem sofrendo redução de contingente e consequentemente de recursos, o que tem reflexo imediato na economia local, seja pela redução de bens e serviços adquiridos no comércio da cidade, seja pela redução de profissionais que gastam seus soldos com moradia, alimentação, educação e demais despesas de suas respectivas famílias. Outro sério prejuízo advindo da “redução” da Base Aérea é a diminuição da oferta de oportunidades aos jovens de todos os municípios de nosso Estado, que têm no Serviço Militar a condição para ascensão social.

Outro requerimento do deputado Duquinha, também aprovado, visa a manutenção da principal atividade do Aeroclube do Cearáde formação de pilotos e demais profissionais para a aviação civil.

O Aeroclube do Ceará, a despeito de sua valorosa história, vem sendo ameaçado de despejo, pelo avanço dos interesses comerciais da Infraero sobre áreas que ocupou por longa data. A mesma Infraero visava a demolição do prédio que compreende a antiga e histórica torre de controle do “Aeroporto Velho”, Pinto Martins, na Avenida Luciano Carneiro, para construção de pátio para estacionamento de aviões.

Este outro requerimento visa então, a cessão definitiva da área que compreende da antiga torre de controle, hoje abandonada e entregue às intempéries, para que lá o Aeroclube continue a executar sua tradição de preservação histórica daquele patrimônio, ao tempo que projeta o futuro com a formação de novos pilotos e a qualificação de nossos jovens para as mais diversas carreiras dentro da aviação civil.

A aprovação dos dois requerimentos marca a mobilização política capitaneada pelo Deputado Manoel Duca, sensibilizando inclusive a bancada cearense federal, para a defesa destas duas históricas organizações. Para que a Base Aérea de Fortaleza e o Aeroclube do Ceará possam escrever novos capítulos, e manter longeva e profícua atuação junto ao seio da sociedade cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário