Coluna do blog



“MPCE recomenda suspensão das vaquejadas em Iracema e Ererê
 O Ministério Público do Estado do Ceará recomendou a suspensão das vaquejadas em Iracema e Ererê devido à seca. O documento foi assinado na última segunda-feira (24) pelo promotor de Justiça Geraldo Laprovítera. O pedido é destinado aos que promovem, competem ou participam de qualquer forma das vaquejadas, amadoras ou profissionais; aos órgãos do Poder Executivo dos Municípios; e às autoridades policiais. A suspensão é imediata e deve durar até que a situação de seca no Ceará cesse e os animais possam voltar à sua condição de normalidade – o que só deverá ocorrer ao final da quadra invernosa de 2015. O MPCE entende que a seca afeta os animais (bovinos e equinos) que participam das “corridas de vaquejada” por ficarem expostos ao sol, sem acesso à água e à ração. A recomendação diz que os órgãos do Poder Executivo de Iracema e Ererê não devem autorizar, fomentar ou promover a prática de qualquer evento de vaquejada; e que as autoridades policiais civis e militares devem empreender diligências para localizar as vaquejadas.  O documento adverte também para a adoção de uma série de medidas para prevenir maus tratos aos animais. Quando for superada a suspensão e ocorrer o retorno das vaquejadas, será preciso seguir algumas determinações. São elas: exigência do atestado de sanidade e do comprovante de vacinação contra febre aftosa e anemia infecciosa equina dos animais participantes no ato de inscrição para as vaquejadas; a contratação de médico veterinário habilitado, responsável pela garantia da boa condição física e sanitária dos animais e pelo cumprimento das normas disciplinadoras; a participação do órgão de defesa sanitária desde a chegada dos animais (desembarque); a exigência do histórico de vacinações; a garantia da qualidade da água e da alimentação; a proibição de que o mesmo animal participe mais de uma vez no mesmo dia e no mesmo evento; a exclusão do animal que deixar de correr quando for aberta a cancela, proibindo-se o uso de qualquer tipo de instrumento ou meio que estimule a corrida do animal, como “tapas”, chicote, “furão” ou choque elétrico.” O que está aí acima entre aspas é o press release do Ministério Público do Ceará. Pois bem; com todo respeito gostaria de comunicar duas coisas ao promotor Geraldo Laprovítera: primeiro sou contra vaquejadas e seus quetais. Até já prometi a um conhecido derrubador de boi em vaquejada que, em outra encarnação quero voltar boi mandingueiro pra derrubar eles tudim dos seus cavalos. Segundo: Os cavalos de vaquejada comem melhor , dormem melhor, passeiam melhor que qualquer um de nós que somos contra vaquejadas, incluindo a mim. E tem outra coisa: Uma dose de esperma que dê pra emprenhar uma égua, de um desses bem tratados animais vale mais que meio ano de salário do humilde escrevinhador destas mas traçadas linhas. Logo...

A frase: “Se você ouviu o trovão é que escapou do raio”. Pra pensar na sexta.



Aécinho, coitado. Perdeu a eleição e a compostura mineira (Nota da foto)
Com a derrota para Dilma Rousseff ainda atravessada na traqueia, o senador Aécio Neves referiu-se ao PT como uma quadrilha, não uma agremiação partidária. “Na verdade, eu não perdi a eleição para um partido político. Eu perdi a eleição para uma organização criminosa que se instalou no seio de algumas empresas brasileiras patrocinadas por esse grupo político que aí está.”

Fez gosto
A deputada Eliane Novais, em fim de mandato e derrotada ainda no primeiro turno para o Governo do Ceará, gostou tanto da candidatura que já se oferece ao PSB para ser candidata a Prefeita em 2016. Pode ser também candidata a vereadora, disse.

O “Muro”
A discussão, neste jornal, era sobre a fragmentação partidária no Brasil. Câmaras, Assembleia, Congresso, todo mundo com uma multidão de partidos e pequenos blocos.

Mistura rica
Aí, o OEstado disse: “O analista político Uriban Xavier ressalta que, depois da queda do Muro de Berlim, os partidos ficaram sem formulações ideológicas”.Salvo PSTU e Psol.

Feriadão
Pelo menos da Justiça é dia de folga. Na segunda feira é comemorado o Dia da Justiça. Na mesma data uma instituição querida para meio Brasil; Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Sobral, Meruoca e Congonhas do Campos em Minas.

Simples assim
O Banco do Brasil anunciou a desativação da Carteira de Comércio Exterior no Ceará. A se concretizar, exportadores cearenses vão ter que cuidar de seus negócio em BH ou Recife. Pronto. Parece coisa simples.

Desrespeito
Seja lá de quem partiu a ideia é um baita desrespeito a um Estado que tem orgulho com o que exporta e pra isso tem infraestrutura de quase excelência. Resta uma saída; se o BB fechar a carteira, todos nós encerremos nossas contas com o Banco. Simples assim.

Primeiro e único
Salmito Filho candidato único, foi eleito  presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. Bom político, Salmito ressalta: “ ...a Casa Legislativa Municipal é uma das mais democráticas com proximidade da população”, e elogiou o modelo de gestão empregado pela CMFor.

Racha e correção
Na eleição pra presidência da CMFor, há dois momentos distintos a destacar. A correção de Walter Cavalcante agindo de juiz de paz e o racha no Psol que com dois representantes faz espuma; Toinha Rocha votando em Salmito, João Alfredo, nem votou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário