Coluna do blog



Um frio na barriga
Foi ontem, madrugadinha cedo, ouvi o primeiro jornal da manhã da TV Globo. Começando as 5 da manhã, botou no ar quatro horas ininterruptas de notícias de toda sorte e qualidade. De tempo a futebol, vale tudo, passando por política e economia. A citação vem em razão de  que hábitos mudam, ou podem mudar, quando a coisa é bem feita. Não tínhamos nada no jornalismo da TV Verdes Mares, por exemplo, nas manhãs de 1982, até seu final. Só que, no dia 3 de janeiro de 1983, comandado por Marcus Nunes tendo ao lado o editor de imagens Cacá (onde andará o Cacá?) botei no ar como editor chefe o primeiro Bom Dia Ceará, a única capital do Brasil que fez seu próprio jornal ao invés de repetir o Bom Dia Brasil que fazia sua estreia naquela data e era repetido logo a seguir durante um bom tempo pelas afiliadas do TV Globo em todo o país. Ficamos lá bem uns 4 anos, chegando à TV as 3 da manhã fazendo quase tudo ao vivo ou refazendo algumas matérias que na noite anterior haviam ido ao ar no   último jornal da emissora, o Jornal da Globo, que por sinal tinha outro nome. Pois bem; esta lembrança veio quando vi ontem a estreia do jornal da madrugada(Hora 1) e senti na boca o gosto amargo das estreias, a sensação do “vai dar certo?”, o frio na barriga. Pelo formato se não começarem a inventar demais, pode mudar hábitos com gente migrando do rádio pra TV, apesar de se saber que o rádio jamais deixará de ser o primeiro a anunciar o fim do mundo. Só pra lembrar; lá no distante 1983 o Bom Dia era um jornal que falava de economia, política, alguma coisa de comportamento, interior e esportes. Eu tinha Rui Lima, Egidio Serpa, Sérgio Pinheiro, Dorian Sampaio e Edson Silva.Eventualmente Nelson Faheina e Marcos Rezende.  Hoje o Bom Dia trata de tudo, inclusive, de vez em quando, de nada.

A frase: “Jamais duvide da sinceridade de quem mente”. De um observador da cena.



O peso da Cela (Nota da foto)
A vice-governadora eleita Izolda Cela (Pros) comanda  trabalhos de transição do Governo Cid Gomes para o Governo Camilo Santana. No ritmo da liça, acelerados, poderão ser concluídos até a segunda semana de dezembro. Essa moça é protagonista.

Ladrão de casaca
Cidadã frequentadora de um restaurante a caminha da Aerolandia, pagou a conta e deixou o celular sobre o balcão. Homem bem vestido, dono de carro do ano, viu, levantou, botou a mão sobre o celular, desviou a atenção da moça caixa e embolsou.

Imagem
As imagens do ladrão e suas atitudes desonestas foram gravadas pelas câmeras de segurança do restaurante, por sinal muito bem frequentado por empresários, jornalistas, profissionais de toda ordem. Ninguém grita até que o moço volte pra ser desmoralizado.

Mal informada
A H&M, rede sueca de lojas, adiou mais uma vez seu plano de entrar no Brasil, marcado para 2015. Alega que a economia brasileira não anda bem. A H&M não conhece o auti léti, o novo shopping nem a ampliação do Iguatemi, só em Fortaleza.

Para ou continua
Na quinta-feira, termina a licença de Sérgio Machado, presidente da Transpetro, de quem muito se fala no caso do Petrolão. Machado, ligadíssimo ao presidente do Senado, Renan Calheiros, já disse que vai voltar ao trabalho e reassumir seu posto.

Começa hoje
De 02 a 05 de dezembro, acontece, em Fortaleza, o IV Seminário Internacional Violência e Conflitos Sociais, que, em sua quarta edição, discute o tema "Territorialidades e Negociações", com conferências, mesas-redondas, lançamentos de livros e apresentações culturais.

Ora, ora, ora
Diz pesquisa Datafolha que 56% dos brasileiros são contra a venda de maconha para uso medicinal. Diz mais: 50% dos brasileiros aprovam remédios derivados da maconha.Tem diferença, sim, mas parece porralouquice. E é.

Noves fora...
João Vacari, tesoureiro do PT foi ao meio fio na reunião da confederação petista nacional no fim de semana em Fortaleza. Anunciou que as sobras de campanha de Dilma renderam R$167 milhões. Pra 2016, se não meterem a mão, o partido tá armado.

Perguntar não ofende
Alguém aí ouviu algum pedido de desculpa de Dilma por não ter vindo ao Ceará ajudar na eleição de Camilo Governador? Como não estava em Fortaleza, insisto; alguém aí perguntou pra ela por que não veio pra campanha do PT? Por fim: Alguém aí disse pra Dilma que não precisou que Ciro e Cid, sem ela e Lula elegeram Camilo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário