Capacitação pro primeiro emprego


Governo do Estado forma mais 300 jovens em cinco municípios do interior
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) segue com sua política de capacitação e forma mais 300 jovens através dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades em Chorozinho, Horizonte, Fortim, Aracati e Itapipoca. Foram cinco turmas de assistente administrativo, uma de auxiliar administrativo, uma de agente operacional de vendas, uma de eletricidade básica, duas de costureiro, uma de cabeleireiro e uma de mecânica de motos, totalizando 12 capacitações com duração de quatro meses cada, e 268 horas/aula.
Os jovens formandos que obtiveram mais de 75% de frequência nas aulas, e os melhores desempenhos durante o período de aprendizagem foram agraciados com kits instrumentais de trabalho.
Ainda em Aracati, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, foi homenageado e recebeu a medalha dos Correios pelos serviços prestados e pela promoção de geração de emprego e renda na Capital e interior. Juntamente com o titular da pasta, foram homenageados o governador eleito Camilo Santana, o deputado André Figueiredo e o secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia.

Criando oportunidades
O projeto tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma. Atende também jovens de 16 a 24 anos à procura do primeiro emprego; segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, LGBTT, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas.

Primeiro Passo
Tem como objetivo criar oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens de 16 a 24 anos, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os através do desenvolvimento de sua competência social e profissional. Atua em quatro linhas de ação, abrangendo todo o Estado do Ceará: Jovem Aprendiz, Jovem Estagiário, Estágio Remunerado e Jovem Bolsista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário