Anuncio da volta do IPI aumenta vendas de carros novos

Ultimato. O governo federal não irá prorrogar o benefício do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidentes sobre carros novos, cuja alíquota voltará ao patamar inicial em 1º de janeiro de 2015. Para carros populares, o imposto subirá de 3% para 7%, que é o seu valor original. Para os demais, a alíquota subirá de 9% para 11%, no caso dos carros flex, e de 9% para 13%, para os modelos movidos à gasolina. Com isso, muitos cearenses já se movimentam para comprar carros novos com preço menor, uma vez que o prazo do incentivo fiscal termina neste mês de dezembro.
Algumas concessionárias já comemoram o bom momento de vendas, já no início do mês, como é o caso, por exemplo, da Codisman. “Este mês de dezembro (o movimento de vendas) começou aquecido, já que vínhamos no embalo de novembro – que foi muito bom pra gente”, ressaltou o gerente de vendas Alex Christian. Ele informa que, dentro das vendas e negócios novos, as vendas estão normalizadas e que, tomando por base o comportamento do mês passado, “o faturamento está alto”. Em contrapartida, apesar do bom resultado, ele reconhece que o mercado não está aquecido.

MOVIMENTAÇÃO
O gerente comercial da concessionária Fortal, Mário Renato Walraven, informou que já se nota um aumento na procura por carros novos, motivados pela alta do IPI. Com uma faixa de 80 veículos comercializados mensalmente, ele espera alta de até 20% na movimentação, até o final do mês. “Historicamente, dezembro é muito bom em termos de vendas. E, com esse fim do incentivo do IPI, com certeza a gente vai ter um mês de dezembro com um volume de vendas maior de que os anos anteriores. Acredito que o crescimento deverá ser entre 10% a 20%”, destacou. Ele observou que quando o governo confirmou que não vai prorrogar o benefício da isenção, houve o aumento da procura nas concessionárias.
Conforme informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores do Ceará (Fenabrave-CE), por mês, são emplacados cerca de 5,5 mil carros novos no Estado. A entidade aponta que o aumento da procura vem sendo observado desde outubro, e que, em dezembro, essa média deve ser superada. “Em dezembro haverá uma procura maior em função desse aumento do IPI, pois é uma oportunidade de se comprar carro mais barato, até porque as concessionárias se prepararam para ter um estoque maior para atender essa demanda”, observou o presidente da Fenabrave-CE, Fernando Pontes. “Pelos cálculos, acreditamos que deveremos ter um aumento em torno de 15% a 20%, em relação ao movimento de novembro”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário