Altas ondas


Assembleia Legislativa homenageia marinheiros em sessão solene

Sessão solene para comemorar o Dia do Marinheiro Sessão solene para comemorar o Dia do Marinheiro Foto: Marcos Moura
A Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta quarta-feira (10/12), sessão solene para comemorar o Dia do Marinheiro - celebrado em 13 de dezembro. Em pronunciamento, o primeiro-secretário da Casa, Sérgio Aguiar (Pros), lembrou que o dia foi escolhido em homenagem ao nascimento de Joaquim Marques Lisboa - o Almirante Tamandaré -, considerado o patrono da Marinha do Brasil. Os autores do requerimento da sessão solene foram os deputados Sérgio Aguiar e Manoel Duca (Pros).
“Saudamos a todos os que fazem a Marinha, em reconhecimento pelos importantes trabalhos da Marinha no Ceará e no Brasil”, afirmou o parlamentar. Sérgio Aguiar também parabenizou a entidade pela realização da “Operação Verão 2014/2015”, que acontece em todo o litoral cearense de dezembro de 2014 a março de 2015. O projeto visa disseminar orientações sobre a educação no mar, com o objetivo de reduzir acidentes náuticos e a ocorrência de infrações.
Já o segundo-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Manoel Duca, citou a importância do mar para a economia brasileira, já que corresponde a 95% do comércio exterior e 80% da exploração do petróleo. Ele ressaltou a importância da Marinha para defender essa riqueza. O deputado também lembrou que a Marinha brasileira realiza o trabalho de guarda-costeira, com a função de “orientar e fiscalizar a Marinha Mercante”.
Manoel Duca disse considerar preocupante a atual situação operacional das Forças Armadas. “O País não pode prescindir de uma força naval moderna, corretamente equipada e apta a cumprir o seu dever na garantia dos nossos interesses e soberania”, avaliou.
O capitão dos Portos do Ceará, capitão de fragata Marcelo Campbell Mauad, recebeu a placa em comemoração ao Dia do Marinheiro, que foi entregue pelos deputados Sérgio Aguiar e Manoel Duca. Ele agradeceu a homenagem da Assembleia Legislativa e apresentou o trabalho realizado pela Marinha no Ceará, destacando que a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará possui 150 anos de atividade. “Estamos presentes nos mais distantes rincões da região amazônica, no pantanal mato-grossense, e na mais importante fronteira que nos temos, que é a Amazônia Azul”, comentou.
Também participaram da mesa o coronel Hugo Negreiros Viana, representando o comando da 10ª Região Militar; o capitão de fragata Mário Luiz Machado Brandão, comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará; o tenente-coronel Luiz Carvalho Rodrigues, representando o Corpo de Bombeiros do Ceará, e o ex-deputado federal Flávio Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário