Agora vai!!!


Operação reforça segurança no Ceará
Dando início ao período de alta estação, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em conjunto com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), divulgou, ontem (15), a Operação Alta Estação. O plano de segurança, que seguirá até 22 de fevereiro, conta com efetivo de 2.496 agentes, das polícias Civil, Militar, Rodoviária Estadual e o Corpo de Bombeiros. A ação integrada concentrará esforços em pontos turísticos da Capital e cidades da Região Metropolitana e interior do Estado, onde é previsto aumento no fluxo turístico nas férias.
 Segundo o secretário adjunto da Setur, Marcos Pompeu, o Estado deve receber 1,015 milhão de turistas nacionais e internacionais, entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015. A projeção mostra crescimento de 4,49% em relação ao mesmo período do ano passado.
 Baseada no fluxo turístico, a Operação atuará, principalmente, na orla marítima, que compreende a Beira Mar, Praia de Iracema, Praia do Futuro, Praia da Leste-Oeste, Barra do Ceará e Vila do Mar. Espaços como Centro Cultural Dragão do Mar, Centro do Turismo do Ceará (Emcetur), Mercado Público Central, Aeroporto Internacional Pinto Martins e o Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé também tiveram o efetivo reforçado.
 Na Região Metropolitana, o policiamento foi reforçado no Porto das Dunas, em Aquiraz, e nas praias do Icaraí e Cumbuco, em Caucaia. No interior, os municípios de Aracati, Beberibe, Cascavel, Camocim, Guaramiranga, Ipu, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Paracuru, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará tiveram ampliação do efetivo.

SEM PREJUÍZOS
Conforme, Wilemar Rodrigues Júnior, secretário adjunto da SSPDS, o policiamento será reforçado em todos os corredores turísticos  sem que haja redução dos efetivos fixos. Dos 2.496 agentes, cerca de 10% representam o acréscimo que será feito pelos batalhões de policiamento especializados (BPChoque, BPE, Cavalaria, BPRaio), policiais com férias suspensas no período e dos que atuam no serviço administrativo.
 Apesar do foco na Operação Alta Estação, a SSPDS afirma que o atendimento diário da população cearense está assegurado. “A segurança continuará com suas atividades normais, não vamos quebrar o trabalho contínuo nos bairros, ou seja, sem prejuízos para a sociedade cearense”, garante Fernando Menezes, da Coordenadoria Integrada De Planejamento Operacional (Copol).

OCORRÊNCIAS
Em caso de ocorrências, a Polícia deve ser acionada pelo 190, número da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Segundo a SSPDS, o serviço funciona 24 horas prestando, inclusive, atendimento bilíngue. A Ciops também está habilitada a receber ligações urgentes de estrangeiros, realizadas por meio dos números internacionais 911 e o 112.

Turista baleado na Praia do Futuro recebe alta
No último domingo, 14, um turista alemão foi baleado na perna, nas proximidades da Praia do Futuro, após tentar fugir de um assalto.  De acordo com a delegada adjunta da Delegacia do Turismo (Deprotur), Patrícia Bezerra, Helmlit Frank, 56 anos, recebeu alta no mesmo dia e passa bem. “Ele, inclusive, já voltou a frequentar a praia. Disse que é a quarta vez que vem a Fortaleza este ano e pretende retornar”, revelou a delegada.
 Sobre a apuração do caso, ela não deu detalhes para preservar as investigações, mas admitiu que a delegacia já tem dados importantes da ocorrência. Do turista foram levados uma mochila, livros e canetas. “Felizmente, não levaram muitas coisas de valor e nem o passaporte. Conforme a vítima, a ação durou uns sete segundos. O criminoso puxou a mochila e ele se virou para correr, nesse momento o suspeito atirou”, relatou Patrícia.

RECOMENDAÇÕES
A delegada informou que o turista estava caminhando, por volta das 16h30 nas proximidades da Av. Dioguinho. O local, orientou Patrícia, deve ser frequentado com cautela, pois tem muitas áreas com terreno baldio e pouca iluminação.
 Entre as recomendações de Patrícia, o turista deve evitar chamar a atenção com objetos de valor como câmeras fotográficas e carteiras. “Ele também deve andar apenas com as cópias dos documentos e deixar o passaporte no hotel. Procurar sair com pouco dinheiro e deixar os objetos de valor no cofre do hotel”, orientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário