Agora é esperar o fim do embargo

Casa Branca está aberta a visita de Raúl Castro aos EUA

Porta-voz diz que, assim como ida de Obama à Cuba, visita é 'hipotética'.
Países restabeleceram relações na quarta (17), após 53 anos.

Da France Presse
A Casa Branca abriu a possibilidade, nesta quinta-feira (18), de uma eventual visita do presidente de Cuba, Raúl Castro, um dia depois do anúncio dos dois países de recompor suas relações diplomáticas.
"Não descartaria uma visita do presidente Castro", disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, que destacou na quarta-feira que uma viagem do presidente Obama à ilha tampouco estaria excluída.
Mas Earnest esclareceu que as duas possibilidades eram "hipotéticas".
Os comentários foram feitos depois que o presidente americano, Barack Obama, e seu colega cubano, Raúl Castro, anunciaram nesta quarta-feira uma nova era nas relações bilaterais entre os dois países, deixando para trás um último vestígio da Guerra Fria na América Latina.
Earnest fez uma analogia entre uma possível viagem de Obama a Havana e as visitas feitas pelo presidente americano a China e a Mianmar que, assim como Cuba, são criticados por Washington pela situação dos direitos humanos nestes países.
saiba mais 
"O presidente viajou para estes países, tanto porque acreditava que era de interesse para a segurança nacional como também porque viu uma oportunidade importante para aumentar a preocupação sobre a situação dos direitos humanos", destacou o porta-voz.
"Ter uma relação aberta" com líderes de outros países "é uma via útil para iluminar as falhas de outro país nos direitos humanos", acrescentou.
Em seu discurso nesta quarta-feira, Obama disse que a aproximação com Havana abre um novo capítulo nas relações bilaterais, mas as preocupações dos Estados Unidos sobre o estado da democracia e os direitos humanos em Cuba persistem.
"Continuaremos discutindo estas diferenças diretamente", disse Obama.
A Casa Branca abriu nesta quinta-feira um site em espanhol que detalha as medidas anunciadas por Obama, que incluem a normalização de relações diplomáticas, aliviar as normas sobre viagens e remessas de dinheiro, a concessão de licenças gerais para as pessoas que quiserem viajar a Cuba e a modificação das normas sobre exportações e importações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário