A Sé da minha cidade




Prefeitura de Sobral lançará livreto sobre Catedral da Sé

Publicação será distribuída gratuitamente na Missa da Padroeira,
no dia 8 de dezembro, e em todas as paróquias da Diocese de Sobral.

Um livreto contendo informações sobre a história da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e seu rico acervo será lançado na segunda-feira, 8 de dezembro, data dedicada à Padroeira de Sobral, com distribuição aos fiéis, durante missa na Catedral.
A publicação da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo e ECOA, traz também informações sobre as obras de restauração da igreja, que estão sendo feitas em duas etapas: a primeira já concluída, de recuperação das estruturas, instalações elétricas, hidráulicas, alvenaria, pintura, iluminação e serviço de som; e a segunda de restauração de imagens, altares, vitrais e demais adornos. O livreto estará disponível, gratuitamente, nas paróquias da Diocese de Sobral, para distribuição aos fiéis.
Veja um trecho da publicação:

“Antes da atual igreja existia uma capela de Nossa Senhora da Conceição, que começou a ser construída em 1746 (...) Em 1762, o vigário resolveu demolir a Capela-Mor, para reconstruí-la com maior solidez, o que realizou pouco tempo depois, mas não no mesmo local. Em 5 de novembro de 1778 foi benta e lançada a primeira pedra da nova Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Vila de Sobral, atual Catedral. Somente no dia 1º de fevereiro de 1781 pôde ser benta a Capela-Mor da Igreja Matriz. Depois de mais de cinquenta anos, em 1836, começaram a ser levantadas as torres, que foram em 1849 a do nascente e em 1851 a do poente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário