Um grito contra o câncer e pelos pacientes


A deputada Mirian Sobreira (Pros) criticou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta sexta-feira (21/11), o atendimento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos pacientes portadores de câncer. De acordo com ela, a lei nº 12.732/12, que obriga o atendimento em até 60 dias para quem tem câncer, não está sendo cumprida. “Não podemos mais aceitar a morte anunciada desses pacientes”, afirmou.

Mirian Sobreira informou que o Ceará possui apenas quatro centros especializados em tratamento do câncer - dois em Fortaleza, um no Cariri, e outro na região norte. A parlamentar disse que somente o hospital São Vicente, em Barbalha, está com 600 pacientes na fila de espera para tratamento.

Para solucionar o problema, a deputada sugeriu o aumento do teto financeiro dessas instituições que, segundo ela, está no mesmo valor há 10 anos. Defendeu ainda a criação de um centro especializado de tratamento do câncer para cada grupo de 500 mil habitantes. A deputada ainda solicitou a construção de um hospital estadual, especializado em câncer, e a criação de parcerias com instituições particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário