Terá poule de 10 pra presidir a Camara de Fortaleza?


Manifesto e retorno à Câmara Municipal marcam disputa pela Mesa Diretora
A Câmara Municipal de Fortaleza está em ritmo de eleição para a próxima composição da Mesa Diretora, que ocorre no dia 2 de dezembro. Hoje, um grupo de vereadores lança no plenário da Casa um “Manifesto pelo Fortalecimento do Poder Legislativo e da Cidadania”. O documento articulado pelo vereador Acrísio Sena (PT) faz uma série de reivindicações para a próxima Mesa colocar em prática. Enquanto o manifesto é discutido pelos parlamentares em plenário, nos bastidores, o assunto mais debatido é qual será o nome do próximo presidente da Casa.
O vereador Salmito Filho (Pros) vem sendo o mais contato para disputar a Presidência da Mesa. Ele, que atualmente está à frente da Secretaria de Turismo de Fortaleza, já estaria inclusive preparando sua saída da pasta. Ontem, o secretário passou a tarde em reunião com o prefeito Roberto Cláudio (Pros). Oficialmente, nenhuma liderança confirma, mas nos bastidores a expectativa é de que a proximidade entre prefeito e secretário garanta a volta de Salmito à Câmara, já como candidato da base governista, e portanto da maioria, para concorrer ao comando da Casa.
A assessoria de Salmito Filho admitiu que o secretário vem sendo procurado por diversos vereadores para voltar ao parlamento e que, inclusive, estaria “bastante preocupado” com a atual situação da Câmara. A volta do vereador-secretário ao comando da Mesa Diretora teria como principal bandeira fazer o “resgate moral” do parlamento municipal. 
Esse “resgate” também está sendo defendido pelo vereador Acrísio Sena, articulador do manifesto e também um dos nomes cotados para concorrer à Presidência da Câmara. Para ele, a atual Mesa Diretora da Câmara “já se esgotou”. Ele defende que a próxima gestão abra o diálogo com a cidade. “Eu acho que a Mesa atual já cumpriu o que tinha que cumprir. Acho que nós temos que retomar esse diálogo, que ficou de certa forma parado, com a sociedade. Retomar esses grandes debates que a Câmara teria que necessariamente fazer e não conseguiu fazer. E creio que nós temos que virar a página e seguir em frente para que, em 2015, a Casa exerça um papel mais aberto á sociedade”, declarou.
Acrísio afirma que a Câmara só irá discutir nomes para a Mesa Diretora a partir da próxima semana. Ainda segundo ele, as discussões encaminham-se para a construção de uma Mesa unitária. “O sentimento é que a gente possa construir uma Mesa Diretora de unidade para esse desafio. Eu creio que entraremos na reta final de quem são os nomes, que mais se encaixam para assumir, na próxima semana. A partir daí, nossa grande luta independente do nome, é de o PT está ocupando uma cadeira na Mesa Diretora”, pontuou. 
Manifesto
Dentre outros pontos, o “Manifesto pelo Fortalecimento do Poder Legislativo e da Cidadania”, que será lançado às 9 horas de hoje no plenário, pede a efetivação de elementos de democracia participativa (plebiscito, referendo, veto e lei de iniciativa popular), maior transparência, autonomia do Poder, regulamentação do Plano Diretor, integração entre legislativos da Região Metropolitana de Fortaleza, criação de um Conselho da Sociedade Civil e fortalecimento do trabalho das Comissões Técnicas.
A expectativa é que de hoje, outros vereadores assinem o documento, a exemplo dos vereadores Carlos Mesquita (PMDB), Deodato Ramalho (PT), Capitão Wagner (PR), Evaldo Lima (Governo/PCdoB), Márcio Cruz (Pros), Lucimar Martins – Bá (PTC), Zier Férrer (PMN), Didi Mangueira (PDT), Gélson Ferraz (PRB), José do Carmo (BLOCO – PMN/PSL/PV/DEM/PSDC), Guilherme Sampaio (Oposição), Eulógio Neto (PSC) e Paulo Diógenes (PSD).
Acrísio Sena diz acreditar que, antes de se discutir nomes para a Mesa Diretora é importante definir essas diretrizes. “São diretrizes que independentemente do próximo presidente da Casa nós queremos que a nova Mesa Diretora incorpore como desafio para os próximos dois anos”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário