Sem zebra na Câmara de Fortaleza


Salmito volta à CMFor com apoio da maioria
Faltando apenas 14 dias para a eleição da nova Mesa Diretoria da Câmara Municipal de Fortaleza, que está marcada para o próximo dia 2 de dezembro, o vereador licenciado Salmito Filho (Pros) será exonerado da Secretaria de Turismo de Fortaleza para reassumir, hoje, sua cadeira na Câmara e disputar o comando da Mesa Diretora da Casa.
Como O Estado já havia antecipado há algumas semanas, Salmito volta ao Legislativo como candidato apoiado pelo prefeito Roberto Cláudio (Pros) à Presidência da Câmara. A decisão foi tomada na última sexta-feira (14) durante reunião com o prefeito e os sete vereadores do Pros. Salmito era favorito em disputa interna contra os vereadores Elpídio Nogueira (Pros) e Adail Júnior (Pros).
Diferentemente de sua última tentativa pelo comando da Câmara, Salmito concorre à Presidência do Legislativo municipal com amplo apoio de vereadores e do prefeito da Capital. O vereador foi presidente da Câmara, em 2009, quando fazia parte dos quadros do PT. Ele venceu a eleição enfrentando o grupo político da então prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Em 2011, ele tentou a reeleição, mas foi derrotado por Acrísio Sena (PT), que também teve o apoio de Luizianne.
Em seu retorno à Câmara, Salmito deve encontrar um parlamento que busca a definição de uma Mesa Diretora “de unidade”, com representação das maiores bancadas da Casa. O nome dele, nos bastidores, representa o tão desejado consenso, defendido por diferentes parlamentares, mas ainda não garante a unidade da Mesa Diretora da Casa. As negociações pelo poder continuam.
Até a semana passada, a disputa na Casa estava entre Salmito e os vereadores José do Carmo (PSL) e Elpídio Nogueira (Pros). Na sexta-feira, no entanto, Elpídio retirou sua candidatura após a reunião com Roberto Cláudio.
Na manhã de ontem, foi avez dos vereadores que apoiavam a candidatura de José do Carmo anunciarem que estão ao lado de Salmito. José do Carmo havia afirmado a O Estado, na última sexta-feira (14), que estava aguardando a deliberação da ampla maioria que o apoia, para saber se abriria mão de sua candidatura para apoiar Salmito. “A minha candidatura não é minha. A minha candidatura nasceu de um grupo de vereadores. Então, eu só posso pensar em retirar se o grupo assim decidir”, disse na semana passada. 
Agora, sem apoio, o parlamentar deve retirar sua candidatura, deixando Salmito como candidato único.
O novo cenário foi desenhado após um encontro entre os vereadores Joaquim Rocha (PV), Fábio Braga (PTN), Mairton Félix (DEM), Vaidon (PSDC) e Alípio Rodrigues (PTN). Todos, inicialmente, eram apoiadores da candidatura de José do Carmo. A O Estado, Joaquim Rocha informou que o grupo deseja uma candidatura de consenso e que o melhor nome seria o de Salmito.
“Nós nos reunimos no sábado (15), após a reunião do Pros que optou pela candidatura do vereador Salmito, e assim entendemos a necessidade de retirar a candidatura do José do Carmo. De imediato, ele ficou sem entender a situação, mas nós queremos uma candidatura de consenso e nós entendemos que o Salmito é esse nome. Acredito que o José do Carmo concorda em retirar sua candidatura”, declarou Joaquim Rocha, informando ainda, que ontem houve um novo encontro entre o grupo, mas que, no entanto, José do Carmo não compareceu.
O Estado entrou em contato com o vereador José do Carmo, mas ele disse que ainda não iria comentar o assunto.
Sucessão
Na opinião dos próprios vereadores, o próximo presidente da Câmara terá a missão de recuperar a “moral” da Casa, desgastada após enfrentar um “escândalo” de ter pela primeira vez um parlamentar nas páginas policiais. Que foi o caso do “A Onde É”, que ficou preso por 40 dias por ter sido flagrado recebendo o dinheiro que deveria ser do pagamento mensal, feito pela Câmara, a um assessor. “A Onde É” ainda enfrenta denúncia por peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa e concussão. Muito provavelmente a próxima Mesa Diretora deve também decidir se o vereador será cassado ou não.
O Estado passou à tarde de ontem e o início da noite tentando conversar com Salmito Filho, no entanto, nenhuma das ligações foram atendidas e nem retornadas. Segundo a assessoria do vereador, ele passou a tarde em uma reunião. Seu assessor ainda confirmou que Salmito estará de volta à Câmara Municipal de Fortaleza hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário