Proposta decente

FNP propõe à ministra do Meio Ambiente alternativa para municípios se adequarem ao fim dos lixões
Com o objetivo de construir uma alternativa viável para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) solicitou, nesta segunda-feira (17), audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O objetivo é propor uma solução legislativa que possa estabelecer regras de transição, em regime excepcional e por adesão, com metas e responsabilidades factíveis para União, estados e municípios para o fim dos lixões para aqueles territórios que ainda não atenderam as determinações da legislação em vigor. Na última sexta-feira (14), o presidente em exercício, Michel Temer, vetou o trecho da Medida Provisória (MP) 651 que prorrogava o prazo até 2018 para os municípios brasileiros acabarem com os lixões, transformando-os em aterros sanitários.
A proposta da FNP prevê que os entes federados interessados em optar pelo regime excepcional estarão vinculados "a um rigoroso acompanhamento das etapas e metas previstas, considerando as competências e responsabilidades de cada ente".
O presidente da FNP e prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati, reforça a importância da legislação vigente, mas defende que a sua implementação não venha a ocorrer em um ambiente de judicialização do tema. "Devemos consolidar de forma irreversível as diretrizes e inegáveis avanços da legislação sobre resíduos sólidos, mas entendemos igualmente indispensável à busca de um ambiente de segurança jurídica para que os governantes e gestores públicos possam implementá-los", completa.
A sugestão já foi apresentada ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG) no dia 1º de setembro, e é uma contribuição às discussões iniciadas na reunião ordinária do CNPG, realizada em Porto Alegre, dia 22 de agosto, e que resultou na criação de um Grupo de Trabalho. Ao GT ficou a responsabilidade de formular propostas para a implementação da Lei, levando em consideração as diferentes realidades dos municípios brasileiros.
Veto - Na mensagem de veto, Temer afirmou que o adiamento da implantação dos aterros sanitários contraria o interesse público. Além disso, informou que o veto foi negociado durante a votação da MP 651 no Senado, quando o governo acertou com os parlamentares que negociará uma proposta alternativa para "solução adequada".
Frente Nacional de Prefeitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário