Padre Zé vai ao meio fio falar do progresso e futuro de Sobral


O Sr. José Linhares (PP-CE) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, enquanto a maioria dos estado brasileiros trava acirrada guerra fiscal para atrair montadoras de veículos que pouco vão agregar na formação de excelência e autonomia industrial, o Ceará tem pronunciado ao resto do País, sem estardalhaço, sua vocação para as atividades voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico.
Cinturão Digital do Ceará, Centros Vocacionais Tecnológicos e as Escolas de Educação Profissional são apenas alguns exemplos de programas estaduais que buscam massificar a pesquisa científica e tecnológica, fortalecendo a rede de difusão do conhecimento científico no Brasil. Visando criar uma estrada digital de 2.500 quilômetros de fibras óticas para fornecer banda larga ao cidadão cearense em 90% do Estado, o Cinturão Digital já é uma realidade em mais de 100 municípios, ou seja, mais da metade do estado. O CVT nasceu no Ceará e hoje está incorporado ao Proeja, o programa do Ministério da Ciência e Tecnologia voltado ao ensino e profissionalização e à transferência de conhecimento na área de processo produtivo. Além disso, somente no estado do Ceará, são mais de 100 Escolas de Educação Profissional, transformando a vida de milhares de jovens.
Não é surpresa, portanto, as recentes notícias de que a cidade de Sobral esteja cotada para ser o novo Vale do Silício no Brasil, nos moldes do famoso parque tecnológico norte-americano que foi berço de empresas como Apple, Facebook, Google, Microsoft, Yahoo, HP, Symantec, entre outras gigantes no ramo tecnológico.
É verdade, nobres colegas, empresas da Califórnia estão de olho no nosso sertão. E as conversações já estão avançando, envolvendo as três esferas de governo no Brasil. No total, 14 empresas já manifestaram o interesse em montar subsidiárias na cidade de Sobral. Em notícia publicada recentemente no caderno de Economia, o “Jornal de Hoje” esclarece que os nomes das empresas estão sendo mantidos em sigilo por razões estratégicas. São grupos que atuam em áreas de ponta como Tecnologia da Informação, Tecnologia em Saúde e Energias Renováveis.
O Polo de Inovação de Energia Renovável, por exemplo, já está na agenda de prioridades do governador Cid Gomes e do prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda. O aporte inicial do governo do Estado pode ser superior a R$ 100 milhões, como contrapartida aos investimentos estrangeiros.
Alguns dizem, Senhoras e Senhores Deputados, que Sobral não merece a confiança das indústrias de tecnologia norte-americanas, e esse ceticismo vem mesmo de cidadãos locais, gente da nossa cidade, que duvida do nosso potencial. Mas é preciso pensar grande, usar os instrumentos que temos, como a Lei de Inovação, e apostar no capital humano que reunimos em nosso município, tanto nas universidades públicas quanto nas privadas, para começar a acreditar nessa parceria que ora se desenha. É isso que explica o magnetismo que exercemos sobre o reduto da inovação mundial na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Temos, na nossa pequena cidade, mais de 23 mil jovens em formação antenados com o futuro. Além de outras vantagens competitivas, como compensações tributárias e políticas ligadas à propriedade intelectual.
Essa é uma semente plantada na base. Recentemente comentei aqui, nesta tribuna, o desempenho formidável do ensino fundamental em Sobral, que atingiu a segunda colocação no ranking geral do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, com uma nota média de 7,3 pontos. Pode vir de Sobral não apenas a inspiração, mas o começo da transformação que este País precisa. Na virtuose gerada pela educação de qualidade, o Ceará orgulha-se de apresentar um crescimento do PIB estadual de 3,5% em 2013, enquanto o crescimento nacional foi de apenas 0,5% no mesmo período. A produção das indústrias cearenses cresceu no ritmo chinês, na ordem de 6,22%, considerando o acumulado até setembro de 2013.
Não é de se estranhar, portanto, que empresários dos setores que estão revolucionando o mundo com as tecnologias digitais já tenham descoberto a nossa querida Sobral, também conhecida como “Manhattan brasileira”, cidade encravada no sertão, mas que traz a alma do Mundo Novo dentro de si.
Era o que eu tinha a dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário