O pau quebrou em Juazeiro do Norte


Taxistas entram em confronto com Guarda
Uma manifestação organizada por entidades representativas de profissionais taxistas e mototaxistas reuniu cerca de duas mil pessoas, na manhã de ontem, em Juazeiro do Norte, município localizado a cerca de 490 quilômetros de Fortaleza. Na Praça da Prefeitura, onde os manifestantes se concentraram, os ânimos acirraram-se e houve tumulto e enfrentamento com integrantes da Guarda Municipal. Algumas pessoas que participavam do protesto quebraram os vidros da porta de entrada da Prefeitura. Apesar da violência, não foram registrados feridos. A principal queixa dos manifestantes é contra o aumento da alíquota de Imposto Sobre Serviço (ISS) e da taxa do Alvará de Licença para que taxistas e mototaxistas possam trabalhar regularmente no município.
Os trabalhadores denunciam que, até o ano passado, o valor do imposto cobrado, somado ao alvará, era de R$ 158. Todavia, com o reajuste determinado pela Prefeitura, o reajuste somará um aumento de 368%, o suficiente para que toda a categoria se mobilizasse contra o que classificam como aumento.  Somados os dois impostos, o valor a ser pago pelos taxistas e mototaxistas chega a R$ 430, valor que, ressalta a categoria, não incluiria, ainda, outros impostos obrigatórios.
Consenso
Apesar dos indícios de tumulto, a maior parte do protesto deu-se de forma pacífica. Após concentrarem-se em frente à Prefeitura Municipal, os profissionais realizaram um buzinaço pelas principais ruas do Centro, em uma tentativa de chamar a atenção da população para a questão. A categoria alega que não tem como pagar esse montante.
Falando ao jornal Diário do Nordeste, o presidente da Associação dos Mototaxistas de Juazeiro do Norte, Cícero Bruno da Silva, classificou o aumento dos tributos como uma atitude absurda por parte da administração pública. Ele cobrou, ainda, diálogo com a Prefeitura para se chegar a um consenso possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário