Música na Serra Grande

Programação de shows do Festival Música na Ibiapaba começa nesta quinta, 20/11, com apresentações em quatro cidades
A programação de shows do XI Festival Música na Ibiapaba, realizado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult) e pela Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc), tem início nesta quinta-feira, 20/11, com apresentações em quatro municípios, sempre com entrada franca. O Ceará Brass Quinteto se apresenta a partir das 19h, em Tianguá. Às 20h, o Duomax sobe ao palco em São Benedito, no Galpão dos Feirantes, e o Siara Quarteto se apresenta no Teatro João Barreto, em Guaraciaba do Norte. Fechando a programação da noite, o grupo de choro Murmurando sobe ao palco em Ibiapina, a partir das 21h, no Calçadão da Liberdade.
O festival segue até dia 22/11, quando acontecem as apresentações dos resultados finais das oficinas e shows de artistas convidados, entre eles Marcos Lessa e Lídia Maria, em Viçosa do Ceará. Mais shows musicais acontecem na sexta-feira, nas cidades de Carnaubal, Croatá, Ipu e Ubajara, também com entrada franca.
Já as oficinas promovidas pelo Festival continuam diariamente, em um total de nove municípios da Serra da Ibiapaba, além de Sobral. Os estudantes de música, junto aos professores, já começam a preparar um repertório que será apresentado na culminância do evento, neste sábado, em Viçosa do Ceará.
As aulas intensivas motivam intensamente os alunos que estão frequentando a décima primeira edição do festival. Em Ipiabina, cidade onde acontecem oficinas de cordas populares e de sopro, há aluno que participa das duas oficinas diariamente. É o caso do músico Átila Michel, 26. De tarde, ele é um destaque na turma do professor Samuel Rocha, onde todos tocam violão. Michel faz diferente, quando dialoga com as outras cordas a partir de seu melodioso seu violino, instrumento ao qual ele se dedica desde 2004. À noite, ele aproveita para aprender um pouco mais da técnica de outro instrumento que toca na banda da cidade, o bombardino, na oficina de sopro ministrada pelo professor Giltácio Santos.
Michel conta que já participou de três edições do festival. "Minha primeira vez foi em 2011. Ano passado fomos, todos da banda, para Viçosa. Agora, estou aproveitando tudo, faço as duas oficinas aqui em Ibiapina", comenta. O músico ressalta ainda a importância do evento: "O festival é importante não só para mim, mas para todo estudante que gosta de música, como para aquele que nunca teve a oportunidade de vivenciar um momento como esse, onde vários músicos se encontram".

Nenhum comentário:

Postar um comentário