Invasão deu prejuizo a Eunício e não incriminou PT de Camilo-Cavilação perigosa


Presença de Elmano em ocupação do MST reforça tese de invasão política
Após a circulação, nas redes sociais, de fotos do deputado estadual eleito, Elmano de Freitas (PT), na fazenda do senador Eunício Oliveira (PMDB), em Goiás, ocupada pelo MST, a versão de que a invasão tem cunho político ganhou novamente força. Desde o final de março, época da campanha eleitoral em que o peemedebista disputava o Governo do Estado, a fazenda Santa Mônica foi invadida por cerca de três mil pessoas do Movimento Sem Terra.
Ao jornal O Estado, Elmano de Freitas afirmou que as fotos tratam-se de uma visita realizada na última segunda-feira (10), onde ocorria um ato político na cidade de Corumbá, em Goiás, em que os advogados dos sem-terra foram ao Forúm do Município  para protocolar um pedido de reconsideração da decisão judicial emitida anteriormente que concedeu reintegração de posse das terras a Eunício Oliveira. Elmano estava acompanhado do deputado estadual de Goiás, Mauro Rubens, do deputado federal Rubens Antoni e do deputado eleito pelo Ceará Moisés Braz, os três do PT.
“O Movimento Sem Terra pediu a minha participação como deputado estadual eleito no Ceará. Pela minha relação em defesa da reforma agrária, eu estive apoiando a luta dos trabalhadores”, justificou.
De acordo com o petista, no mesmo momento em que estava em Corumbá, uma audiência ocorria em Goiânia, para tentar uma negociação da área de mais 30 mil hectares, onde os trabalhadores, segundo Elmano, querem que o senador negocie com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para que a área seja disponibilizada para as famílias, sendo indenizado por isso. “Vamos aguardar para que o senador possa ter sensibilidade e abrir mão dessa propriedade pois será indenizado por ela”, pontuou.
Após a invasão, o vice-prefeito de Fortaleza, aliado de Eunício e que coordenou a campanha do peemedebista, Gaudencio Lucena, afirmou ao jornal O Estado que a invasão da fazenda “foi uma coisa, evidentemente, orquestrada pelo Partido dos Trabalhadores”, onde apontou,  ter uma “íntima” relação com o Movimento dos Sem Terra.
“Isso foi uma coisa preparada, orquestrada, para criar um fato novo para tentar prejudicar o resultado da sucessão no Ceará”, reverberou Gaudencio na época.
A Fazenda Santa Mônica fica em Goiás, tem cerca de 20 mil hectares, e equivalente a 20 mil campos de futebol. O senador Eunício Oliveira chegou ainda a afirmar, publicamente, que a invasão foi uma tentativa dos adversários de “desestabilizá-lo”, contudo, assegurou que a Justiça cuidaria do caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário