Coluna do blog



Presidida por Michel Temer, vice-presidente da República, a Executiva Nacional do PMDB divulgou nota. No texto, a legenda tenta tomar distância do escândalo de corrupção na Petrobras. Em linguagem opaca, a mensagem utiliza todos os estratagemas, para atingir seus subterfúgios sem usar palavras incômodas e sem dar pseudônimo aos bois. O empresário Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano, chega ao IML (Instituto Médico Legal) de Curitiba (PR), para fazer exame de corpo de delito. Ele se entregou na tarde de terça-feira (19) à Polícia Federal no Paraná, informou seu advogado, o criminalista Mário de Oliveira Filho. Apontado como lobista e operador do PMDB no esquema de propinas e corrupção na Petrobras, Fernando Baiano estava foragido desde sexta-feira (14), quando policiais federais realizaram busca em sua residência, no Rio de Janeiro. A nota do PMDB exige tradução. Tem três parágrafos. Num, manifesta “seu veemente repúdio a toda e qualquer acusação que esteja sendo feita ao partido, como beneficiário do que está sendo objeto da Operação Lava Jato.” Nesse trecho, o partido de Temer quis dizer que jura não ter recebido propinas de empreiteiras contratadas pela Petrobras. Noutro parágrafo, o PMDB escreve: “Caso alguém tenha, indevida e desautorizadamente, se apresentado como seu representante ou ‘operador’, ante qualquer empresa pública ou privada, o fez em caráter pessoal ou no interesse de terceiros, em razão do que deverá responder por tais atos, na forma da lei.” Aqui, suspeita-se que o partido tenha desejado deixar claro que o lobista Fernando Soares, vulgo Fernando Baiano, não o representa. Se recolheu propinas em nome do PMDB, como suspeita a Polícia Federal, não estava autorizado a fazê-lo. Se algum expoente do partido serviu-se dos seus préstimos, que responda como pessoa física. Fernando Baiano prestaria depoimento à PF nesta quarta. Mas a oitiva foi adiada. O texto encerra assim: “O PMDB, como o maior partido do Brasil, exige que tais fatos sejam plenamente apurados e publicadas as conclusões, quando restará provado que deles nunca teve nenhuma participação ou benefício.” Nesse ponto, o partido precisa mais de sorte e auxílio divino do que propriamente de um tradutor. Confirmando-se a participação de algum figurão do PMDB na petrorroubalheira, será difícil isolar a logomarca. Nesta visão do Josias o PMDB tá com fogo nas coivaras. E mais: se pedirem a opinião do Ciro Gomes...sei, não.

A frase: “Eu tenho um limite na minha vida. Meu limite é dois palmos. Se vier com carinho, é mais dois palmos de carinho. Se vier com porrada, é mais dois palmos de porrada. Vossa Excelência escolhe o tom.” Do senador Romero Jucá ao ser chamado de mentiroso pelo deputado Danilo de Castro, tucano mineiro.


Inteligência privilegiada (Nota da foto)
È neste sufoco aí, da rua Carlos Vasconcelos que os inteligentes gênios do transito novo de Fortaleza, querem botar uma ciclovia. Deve ser a mesma indigência mental que pensou em acabar com a Praça Portugal pro trânsito fluir. Se estivesse em Paris, por certo iria sugerir o fim do Arco do Triunfo pro trânsito não engarrafar a partir da avenida Campos Elísios e as oito bocas que levam ao “trambolho” do símbolo nacional francês.

Brilhantismo
Os pobres pagadores de impostos de Aquiraz estão com as mãos na cabeça, isto é; com as latas e sacos na cabeça. Como o Prefeito não paga a empresa terceirizada que recolhe o lixo, neguim não sai de casa pra fazer o trabalho. Daí que o contribuinte, oh! Sifu!!!

A céu aberto
Aquiraz é uma grande lixeira a céu aberto. E não fica só no miolo  da cidade, não. Os bairros e distritos estão ao deusdará, obrigados ao cheiro, ruim, do próprio lixo e às pestes que ratos e outros peçonhentos que nem os da prefeitura deixam. Ou levam.

Livro
Ferreira Aragão organiza o lançamento do livro o Raio do Futebol, de Sérgio Redes e Sérgio Pinheiro (o artista plástico) na Assembleia Legislativa.

Comemoração
O estimado deputado estadual Paulo Faço está convidando para a sessão solene de comemoração dos 85 anos de fundação do Náutico Atlético Cearense. Dia 3 de dezembro, no Plenário 13 de maio. Será que o Náutico tem mesmo o que comemorar?

Na véspera
No dia anterior, 2 de dezembro, no mesmo plenário e no mesmo horário, 19 horas, haverá outra sessão solene para comemorar 40 anos de criação da ALFE-Associação de Lojistas e Líderes Femininas. Sugestão do deputado Sérgio Aguiar.

Domingo do ano
Como dezembro é o domingo do ano, O deputado Duquinha e o dep.Sérgio Aguiar estão convidando para outra sessão solene, esta em homenagem à Marinha Brasileira, no dia 10 de dezembro. Comemorarão o Dia do Marinheiro.

Sem quorum
Quase não dá quorum a sessão ordinária da Assembléia do Estado, última da semana passada. Demorou pra dar 16, número mínimo de deputados pra sessão ser instalada. Tim Gomes, na presidência da Casa até brincou: Surpresa é ver aqui deputado que não foi reeleito. Eu, se o povo não me quisesse botava os pés aqui mais nunca.

Quem inventou Cid Ministro?
O deputado Zezinho Albuquerque é o governador do Ceará até o dia 28 deste mês. Ta no lugar de Cid Gomes que foi aos Estados Unidos, como esta coluna antecipou, arrumar casa pra morar e acertar a ida dele pro emprego no BID.

Nenhum comentário:

Postar um comentário