Coluna do blog



“As oposições precisam de um Projeto Nordeste
O voto pró Dilma do Nordeste e do Norte provocou reações, às vezes sectárias, para não dizer racistas, em alguns eleitores da oposição. Desde o “Nordestino não sabe votar”, até “São eleitores sem independência. Dependentes de bolsa família. Preguiçosos”. E por aí vamos. A questão política, no entanto, é simples e é outra. O PSDB não tem projeto para o Nordeste. Não tem proposta de desenvolvimento. Sem o projeto, não tem votos. E, sem os votos do Nordeste e Norte, não tem como ganhar a eleição. Goste ou não. E mais. Se não o tiver logohttp://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png, e trabalhá-lo nos próximos quatro anos, irá se lamentar outra vez. O resultado de Pernambuco foi o que sempre foi. Eduardo Campos e Lula. Ganharam os dois. Nenhuma grande novidade. O eleitor tem suas preferências, suas fidelidades, independente da briga política dos partidos. Não se trata de um voto incoerente. Trata-se de um voto coerente com a história recente. Lembro que, na década 90, a esquerda nordestina muito criticava o PT. Miguel Arraes inclusive. O Projeto do PT era para trabalhador sindicalizado do ABC paulista. E não para camponês nordestino. São situações políticas, econômicas e culturais diferentes. E tinham razão. O trabalhador industrial virou classe média ascendente. Mas o agricultor nordestino, não. Tudo mudou, é verdade. Mas não a necessidade de um projeto para o Nordeste, que atualmente é suprido, e com sucesso, pelo Bolsa Família e pelo quase pleno emprego, mesmo que de qualidade e salários pequenos. Melhor seria que as oposições dessem ouvidos a um importante líder empresarial do Rio de Janeiro. Que resumiu bem o que poderia ser um novo mundo político. Precisamos transformar o Nordeste numa missão nacional. Mas, para isto, precisamos de uma outra visão da geopolítica das oposições nacionais”. Assim pensa o carioca Joaquim Falcão, professor da Fundação Getúlio Vargas-Direito, do Rio de Janeiro.  Deixa ele ir pensando. 

A frase: “Já estamos licitando. Aquilo lá vai sair já, já!” Roberto Claudio ratificando
o que disse pra coluna em julho sobre o fim do semáforo sob o viaduto na Aguanambi.

http://3.bp.blogspot.com/-PAFWvHf3j3s/T-E__RsNYAI/AAAAAAAAFd4/MpmiR5aLipA/s1600/clayton-120127-e1327657235895.jpg
O Poste avisa: Sou Camilo desde criancinha (Nota da foto)
O deputado estadual eleito, Elmano de Freitas (PT), ao contrário do que se vinha especulando, declarou que atuará na Assembleia Legislativa do Ceará aliado a Camilo Santana (PT).  “Estou do lado do Camilo para que ele tenha condição de melhorar o que já pode ser considerado bom, porque é o que a população espera”, ressaltou em entrevista ao jornal O Estado. (A Charge é do grande Clayton)

Não duvide
O senhor Arialdo Pinho, durante um tempão poderoso chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, gestão Cid Ferreira Gomes, acredite, deverá continuar no posto no Governo Camilo Santana.

E mais...
Arialdo Pinho estaria de malas prontas para tocar projetos em parceria com o Grupo M.Dias Branco, mas atendendo a pedidos muito especiais continuaria na Casa Civil. A longa reunião com a futura nova cúpula o põe de volta no olho do furacão.

E por falar no Tio Ivens
O esqueleto do velho e sempre querido hotel Esplanada vai ao chão. Será implodido. Dizem que, pela grande proximidade com a vizinhança, as implosões serão feitas uma a uma, andar por andar. De cima pra baixo, claro. Começa dia 30 o papoco.

Isto é grave
Um locutor de rádio, nada modesto, aluiu a produção do programa lá dele pra fazer juntada de prova de que os votos que Eunício teve na região metropolitana de Fortaleza teriam sido induzidos por participar do programa dele até duas vezes por semana.

Aí então...
Sentindo, talvez, que foi longe demais na história da participação do peemedebista sistematicamente em sua audiência, cuidou de arrumação: Ordens são ordens,vinham lá de cima,  como que a dizer que era o chefe quem mandava. Ah, bom.

Mérito
O deputado Duquinha recebeu no fim de semana, na terra dele, o troféu do Mérito Costa Negra, por ocasião do VI Festival do Camarão da Costa Negra e VI Encontro do Arranjo Produtivo Local de Carcinicultura do Litoral Oeste do Ceará. Isso é bom.

Homenagem
O saudoso deputado Murilo Rocha Aguiar será homenageado na Assembleia do Estado
dia 20 próximo, em sessão solene. Os deputados vão marcar a passagem dos 100 anos
de nascimento do grande parlamentar. Por requerimento do neto dele,dep.SérgioAguiar.

Convite
Sobre a mesa convite do Ideal Clube para lançamentos de livros de escritores romenos,
traduzidos pelo cônsul Luciano Maia. A Academia Cearense de Letras patrocina a festa
que comemora 120 anos de fundação do país. A Embaixadora Diana Radu virá.

Muito bem
Antes de sair de Moscou  pra Fortaleza, onde inaugurou o Castanhão, ouvi da Presidenta Dilma, em Paris, que estava tudo pronto para deslanchar o  Plano de Aviação Regional do Nordeste e a Mp 652 que trata do subsídio para a aviação regional.

Acaba de sair
            Então está formada no Congresso Nacional a comissão que vai trabalhar o Plano e a Mp 652, tendo a bordo os cearenses José Pimentel e Artur Bruno.

            No Ceará...
            Foram listadas no Plano, as cidades de Jijoca(Cruz), Itapipoca, Sobral, Fortaleza, Canindé, Quixadá, Crateús, Iguatu, Aracati e Juazeiro do Norte. Pena que Tauá e Campos Sales tenham ficado de fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário