Coluna do blog



De zombaria em zombaria, o caso do Juiz, que não é Deus, tem dado com os costados nos textos mais entusiasmado e sob diferentes ângulos, como nesse, do Josias de Souza: “Condenada a pagar indenização de R$ 5 mil ao juiz João Carlos de Souza Corrêa, a agente do Detran Luciana Silva Tamburini precisa recorrer ao STF. Há no processo um erro celestial. A sentença que manteve a condenação em segunda instância, no Tribunal de Justiça do Rio, anota: “Ao apregoar que o demandado era 'juiz, mas não Deus', a agente de trânsito zombou do cargo por ele ocupado, bem como do que a função representa na sociedade.'' Citado nominalmente, Deus tem de ser convidado a depor. Nada mais adequado que Ele fale perante o Supremo. Para esclarecer que não é o juiz João Carlos de Souza Corrêa e para que não fique nenhuma dúvida quanto ao seu envolvimento no caso. Tem uma reputação a zelar. E não pode permitir que um juiz se passe por Deus para alegar que está acima da lei e não deve nada a ninguém, muito menos explicações. O STF não costuma realizar oitivas. No caso do mensalão, por exemplo, Joaquim Barbosa delegou a tarefa a juízes de primeiro grau. Mas nenhum dos 11 ministros da Suprema Corte haverá de se opor ao depoimento do Todo-Poderoso. Que, obviamente, seria dispensado de prestar juramento. “Neste plenário pode haver pecadores, mas não tenho notícia da existência de ateus entre nós”, diria o Ricardo Lewandowiski. “Ninguém duvidará da Sua celestial palavra.” Antes de começar o interrogatório sobre o caso de trânsito, Gilmar Mendes pediria a palavra para esclarecer a grande dúvida nacional: “É verdade que o Lula não sabia das coisas que o Dirceu e sua turma faziam sob suas barbas?” E Deus, conservando o mistério: “Eu existo, mas não sou full time. Estou em toda parte, mas terceirizei a política ao demônio. Sugiro que intimem o Tinhoso.” Lewandowiski pediria aos seus pares que se ativessem à pauta. Sobre a blitz do Rio, Deus reiteraria: “Embora seja onipresente, já não tenho tempo de estar em toda parte. Se tivesse uma brecha na agenda, não dirigiria sem carteira. Se dirigisse, não ousaria sair às ruas num carro sem placa. Se ousasse, não invocaria minha condição de Juiz Supremo do Universo para constranger uma agente de trânsito cumpridora dos seus deveres. Se invocasse, ficaria envergonhado quando a agente retrucasse: ‘Você é Deus, mas não está acima da lei’. Um dos ministros perguntaria ao Depoente: “Tendo tantos afazeres mais relevantes —do conflito entre os palestinos e judeus à conversão da Dilma em ex-Dilma— por que desperdiçou seu precioso tempo depondo como testemunha num reles litígio de trânsito?'' Cofiando sua imensa barba nevada, Deus responderia: “Se Eu permitisse a propagação da tese segundo a qual, nesse mundo desgraçado, uma agente de trânsito cumpridora das leis pode ser atropelada pela arrogância de um juiz, Deus não mereceria existir.”

A frase: “Por que não se falou mais nada a respeito do acidente que vitimou o presidenciável Eduardo Campos (PSB)? Afinal, o que levou o avião a cair?” Roberto Jefferson, o bandidão do mensalão.

O Povo brasileiro (Nota da foto)
“O Brasil é já a maior das nações neolatinas… Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça, tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre, porque mais sofrida. Melhor porque incorpora em si mesma mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à convivência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra”. Do livro O Povo brasileiro, do senhor da foto, Darcy Ribeiro.

Isso é muito grave
Quando Luiziane Lins assumiu a Prefeitura a primeira coisa que fez foi cadastrar,ou recadastrar os permissionários do Mercado São Sebastião. Normal, mas cobrou o correspondente a um aluguel mensal pela ação.

Data base
Em fevereiro deste ano de 2014, os permissionários pagaram os aluguéis de janeiro no dia 10 e os de fevereiro no dia 10. Aí a Prefeitura mudou a data para o dia 28. Segundo permissionários tiveram que pagar de novo e quem reclamou,pagou mesmo duas vezes.

Agora o pior
Pode ser terrorismo, mas teria andado algum imbecil da Prefeitura de Fortaleza anunciando que as mesas onde todos nós nos refestelamos aos sábados e domingos, políticos como o Prefeito Roberto Claudio,pedindo voto e o povo em geral, vão ser retiradas do corredor.

A ser verdade...
Seria o primeiro lugar que conheço, e penso ser civilizado, que mataria um centro de preservação da cultura e das tradições da culinária de um povo.

Impunidade
Mas, como Fortaleza, aparentemente, depois que um bandido corta uma árvore pra não deixar ninguém em sua sombra e querem acabar com a memória de uma praça como a Portugal, e não acontece nada, é difícil até desacreditar.

Mensagem de Boff
“Para os que querem sair do Brasil: fiquem nessa esplêndida Terra e ajudem-nos a construir esse sonho bom”.Leonardo Boff, teólogo e escritor.

Cheiro de gás
Quando Dilma recebeu o presidente do Uruguai, Pepe Mujica, nem imaginava que ele, que de bobo não tem nada, queria vender o excedente de gás ao Brasil.

Soube em Roma que...
 “Casagrande e seus demônios”, que saiu pela Globo Livros, será editado na Itália. Sairá lá pela Have Up.

Zé e Raimundo
O CD e DVD “Fagner & Zé Ramalho ao vivo” são lançados esta semana. No repertório, clássicos como “Admirável gado novo” e “Mucuripe”.

Estadão ganha premio do BNB
Premiação anual dá ao jornal O Estado, de São Paulo, premio especial por um caderno sobre o Nordeste. O Estadão reconhece que desde 2003 “o Nordeste cresce mais que o Brasil”. Então tá.

A gozação da semana
Deu no UOL –“ Enem 2014: Candidata grávida dá à luz durante a prova no Ceará”. Aì, a turma que não perdoa pegou no pé: “Pelo amor de Deus, UOL. Tirem os trainees e os focas da redação. Nós, leitores, merecemos respeito. Se a mulher deu à luz, É EVIDENTE QUE ESTAVA GRÁVIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário