Coluna do blog



MP-RJ quer saber de Costa sobre aumento de renda de Machado
Promotoria afirma que é indispensável depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa sobre aumento de renda do presidente licenciado da Transpetro, Sérgio Machado. O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro solicitou à Justiça Federal no Paraná que autorize o depoimento do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa, que cumpre prisão domiciliar, em um inquérito que apura “incompatível aumento de renda” do presidente licenciado da Transpetro Sérgio Machado – indicado para o cargo pelo presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) e citado na Operação Lava Jato. “Indispensável a oitiva de Paulo Roberto da Costa” afirma a promotora de Justiça Glaucia Maria da Costa Santana no inquérito aberto em 2010 para apurar “suposta evolução patrimonial incompatível com a renda do presidente da Transpetro”. Paulo Roberto Costa é o alvo maior da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Ele fez delação premiada e citou pelo menos 32 parlamentares como supostos beneficiários de propinas no esquema de corrupção da Petrobrás. A promotora não cita o nome de Sérgio Machado no pedido, mas ele se refere dentro inquérito instaurado em 2010 – quando Machado já presidia a subsidiária da Petrobrás, responsável pela transporte de petróleo e derivados da estatal. Indicado por Renan, ele ocupou até a segunda-feira da semana passado a presidência da Transpetro, quando pediu afastamento do cargo após ter seu nome envolvido na Operação Lava Jato. Paulo Roberto Costa afirmou em depoimento no dia 8 de outubro à Justiça Federal em Curitiba que recebeu de Machado R$ 500 mil em dinheiro, referente a propinas atrasadas, na negociação de um navio. Machado, segundo o delator, foi entregue no próprio apartamento do ex-presidente da Transpetro, no Rio. Titular da 6ª Promotoria de Cidadania do Rio a promotora solicitou ao juiz federal Sérgio Moro, que preside as ações penais da Lava Jato – que resultaram na prisão de Costa – a autorização para ouvir o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás em sua casa, no Rio, onde ele cumpre prisão domiciliar desde que fez a delação. (AE) Pois bem. Isso aí é da Agência Estado, do Estadão de São Paulo. Agora, penso eu, que conheço esse Sérgio Machado desde menino. Juro que fica difícil acreditar que Sérgio entregasse dinheiro bandido a um carinha dentro da casa dele. Acho difícil Sérgio Machado deixar rabo em alguma malfeito que tenha cometido. Por fim, acho difícil Sérgio Machado aprontar. Como é que um carinha como o Paulo Roberto Costa vai saber sobre o aumento da renda de Sérgio Machado? A PF e a Receita que cuidam disso, sabem alguma coisa?

A frase: “Malandro não pede emprego em casa de vagabundo”. Dito popular.


Nosso Beto (Nota da foto)
O presidente da Fiec, Beto Studart, deverá assumir o Conselho de Integração Nacional da CNI, com a missão de propor alternativas para reduzir as desigualdades e promover o desenvolvimento econômico e social equilibrado do País. Pra  facilitar o trabalho de Beto, este humilde reporte sugere a leitura do brilhante trabalho de Beni Veras sobre as desigualdades inter-regionais brasileiras.

Rindo pras paredes
Presidente da Assembleia do Ceará, Zezinho Albuquerque anda feito pinto no lixo. Depois que ouviu de Camilo Santana que Dilma vai tocar o projeto da Refinaria, oh!

Eu sozinho
Enquanto muita gente boa amaldiçoava a escuridão, Zezinho dava uma de Esmerino Arruda(saudades do Esmerino) acendia uma vela pela tal refinaria. Se der certo...

Falar no Zezinho
Ele pode ser reeleito presidente da Casa. É nova legislatura e o Zé em questão foi muito bem votado. Tem concorrentes “dentro de casa”, mas é peso pesado no partido e na situação.

Grito ouvido
Manuel Duca, deputado majoritário em Saboeiro ouviu o povo nas ruas da cidade pedindo segurança e foi ao Secretário de Segurança do Estado. Falou pelo povo: bote uns soldados lá que a coisa tá feia. Sevílho deve atender já.

Especulando
A turma do adivinha agora especula pra onde Cid vai. O Governador tem compromisso para passar um período no BID, nos Estados Unidos, porém...

Educação
Por conta da ótima referência cearense em educação em seus anos de governo no Ceará, Cid estaria sendo convidado por Dilma pro Ministério da Educação. Ora,ora,ora.

Melhor discutir aqui
Se quiserem botar o bode na sala de ficar passando a mão pra saber se é bode, se é cabra, discutam o que vai fazer Izolda Cela, a vice de Camilo Santana.

Já foi dito
Esta coluna colocou educadamente que Izolda Cela não seria necessariamente, apesar do currículo, Secretária de Educação do Ceará. Poderá ficar numa Secretaria de Projetos Especiais.

Vai ter briga
Bateu, levou. Vai ser assim o mandato do deputado federal, reeleito, José Nobre Guimarães, do PT do Ceará contra quem levantar a voz pra esculhambar Dilma.

Candidatíssimo
Guimarães, desde sempre candidato a senador da república pelo Ceará, disputará uma das duas vagas para 2018 pelo partido e com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza. Pra muitos, poule de 10.

Uns e outros
Enquanto os personagens centrais, derrotados na ultimas eleições, articulam 2016 e 2018,o canelau briga no underground como se a campanha não tivesse passado.Puro ódio.

É Silvio
Um pronunciamento de Silvio Carlos Vieira Lima, na TV Diário sobre o Fortaleza, expõe não apenas um mote de campanha presidencial, mas o que fará se eleito outra vez presidente do Leão.

Pela história
Silvio Carlos e Cleiton Veras, são considerados dois dos mais “presentes e atuantes” ex-presidentes do Fortaleza. Se comparam ao querido Franzé Morais, quando presidiu o Ceará. Três nomes de vergonha e vitoriosos até a medula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário