Coluna do blog



Como Sobral se prepara para a seca
 Discurso do Padre Zé registrando. “Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, desejo fazer o registro, nos Anais desta Casa, da importante iniciativa levada a termo no município cearense de Sobral. Pioneira em ação ambiental para o semiárido, a cidade recebeu o Projeto Conceito Base Zero, com tecnologia desenvolvida pelo engenheiro mecânico José Artur Padilha, que só o havia aplicado em suas próprias terras em Pernambuco. A localidade de Puba, no distrito sobralense de Taperuaba, recebeu, em novembro último, a visita de técnicos da Prefeitura Municipal, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), do Instituto Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, que foram conferir o Projeto. A tecnologia, segundo seu criador, pode ser aplicada em qualquer ambiente. Na verdade, Padilha prefere ser chamado de “desenvolvedor”, pois credita à natureza sua criação, uma vez que o que se propõe é respeitar os fluxos da água, ajustando a eles as condições do terreno, conforme destaca: “É colocar a natureza agindo em favor dela mesma, construindo de forma mais rápida o que ela levaria décadas para fazer”. José Padilha começou a experiência em sua fazenda no município pernambucano de Afogados da Ingazeira há quase quatro décadas. De baixíssimo custo, a técnica consiste na construção de barragens subterrâneas em forma de arco romano deitado, de modo a armazenar a água sem que ocorra a salinização e a evaporação típicas dos mananciais de superfície. A estrutura dos arcos é construída exclusivamente com pedras do local, organizadas de modo a promover compressão pura. Formam-se então platôs em decorrência da erosão provocada pelas chuvas nas encostas adjacentes. Desse modo, não se interrompe nem se modifica o fluxo das águas, e é possível alcançar o máximo de aproveitamento dos recursos naturais, respeitando-se as condições ambientais. Além disso, é de se registrar que a adoção da técnica implica, primeiramente, a investigação da realidade vivida pelos agricultores a serem por ela alcançados. Assim, a autossustentabilidade de água no semiárido estaria garantida, sem agressões ambientais desmedidas, tampouco intervenções humanas radicais por meio de obras por vezes faraônicas, porém, ao final, inócuas. Espera-se, assim, revolucionar os manejos de água no semiárido e também em qualquer localidade em que a tecnologia venha a ser aplicada. Padilha entende a expansão do projeto como grande recompensa, pois considera que “se for implantado conforme o conceito, pode revolucionar a vida do agricultor em qualquer região”.

A frase: “O Governo não levará desaforo pra casa”.  Do vice-presidente nacional do PT, deputado federal José Nobre Guimarães, em recado dado à oposição e, em especial, ao PSDB que vem questionando o resultado das eleições.


Tido como conselheiro informal do governo desde a presidência de Lula, o economista Delfim Netto recebe pouca atenção de Dilma Rousseff. Se o tivesse escutado a presidente talvez deixasse para si mesma um legado menos ruinoso. Para Delfim, não é possível deter a inflação tentando encontrar “uma salvação” em cada política pública. Contra essa moléstia, o remédio que resolve, a “mãe de todas” as políticas” é uma boa e velha “política fiscal”. Algo que leve “o Estado a fazer seu papel, que é moderar seu déficit, manter o nível de endividamento em patamar razoável e a geração de algum superávit primário.” No português da rua: Delfim avalia que a encrenca não ser resolverá apenas elevando juros. Como qualquer dona de casa sensata, o governo terá de ajustar seus gastos ao tamanho da sua receita. Endividado até a raiz dos cabelos dos contribuintes, terá de fazer sobrar uma grana para abater a dívida. Em linguagem ainda mais simples: para sair do buraco, o primeiro passo é parar de cavar.

Luta ganha
Foi dada autorização, em Brasília, para o DNIT para lançar o edital de duplicação do trecho Pacajus-Boqueirão do Cesário, da BR-116.

R$250 milhões?
O trecho é de 60 km e custará cerca de R$ 250 milhões. Já a Travessia da BR-222, altura de Tianguá (Região da Ibiapaba), está sendo incluída no PAC – 3.

Pepe e Dilma
Pepe Mujica veio a Dilma, discutir política, investimentos de Brasil e Uruguay e em despedida. Dia 30 Pepe começa a sair do Governo com a eleição de novo presidente.

A língua é o chicote do rabo.
Sabe aquele calçamento do lado do Sindipol, no centro, quase na Praça dos Voluntários onde está estátua do Getúlio, na frente da antiga Secretaria de Segurança? Acabou de novo. O Prefetim do Centro não sabe, mas tá horrível.

O voo do baseado
Um doidão deixou um maço de cigarros com 16 baseados de xinxa no banheiro de um avião da TAM, no voo JJ 3277 que saiu de Porto Alegre pra São Paulo. Comissária achou e aloprou.

Todo mundo preso
Depois de uma hora e 50 minutos no solo, presos por conta da maconha alheia a gauchada perdeu conexões e ainda foi gente prestar depoimento na Polícia Federal. Um possível proprietário da erva recreativa prestou BO e se mandou pra Alagoas.

Doidão
Lá de trás um carinha até gritou com a demora de abertura da porta do avião pela Federal: “Ei, me solta. Não vou pagar por um tapa que não dei”. Esse foi um dos mais de 50 que perderam conexões e horários em São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário