Coluna do blog



Eis a questão
“Concordamos com a ideia de que a educação cognitiva e a comportamental, envolvendo aspectos éticos e morais, devem ser proporcionadas a todos por constituir um direito e uma condição para o pleno desenvolvimento da pessoa humana. Além de constituir um direito, a educação também é um dos principais fatores, com certeza o mais importante, do desenvolvimento dos países. É fundamental que as nações entendam, em primeiro lugar, que a educação constitui não um gasto, mas um investimento. Em segundo lugar, este é um investimento de longo prazo que deve expressar o compromisso de gerações e ser elevado a um projeto do Estado Democrático, para além das divergências partidárias de forças políticas que, momentaneamente, ocupam os papeis de governo e oposição, ou seja, a educação não deve ser um programa de Governo, mas de Estado. Com o desenvolvimento de tecnologias e métodos científicos são requeridas novas aptidões. Não basta acompanhar as transformações, há que se ter a capacidade de antecipá-las. Daí a necessidade da educação ao longo de toda a vida. Este é um processo irreversível, tanto quanto a inovação, chamada por Joseph Schumpeter de ato empreendedor.O passo mais difícil é transformar a retórica em ações concretas e priorizar os investimentos na educação, nas múltiplas dimensões do acesso, equidade e qualidade, estimulando, as pesquisas científicas e tecnológicas, conduzindo, pois, à inovação. Este será o caminho do desenvolvimento equilibrado e justo, compatibilizando-o, é óbvio, com o meio ambiente.” Esta é a opinião do querido Gonzaga Mota-Professor e escritor. Que nem lembra que um dia foi governador do Ceará e é um dos grandes economistas do Brasil.

A frase: “O lema devia ser “não toquem no meu passado”. Sugestão para campanha pela preservação do Colégio Cearense.


Eu,contador de história (Nota da foto)
O querido Eliomar, que agora tem vasta equipe de apoio a seu saudoso blog, publicou: “A presidente Dilma Rousseff conta com dois livros de cearenses em sua cabeceira, no momento: “Getúlio Vargas”, terceiro volume, do jornalista e escritor cearense Lira Neto, e “Céu de Luiz”, do fotógrafo Tiago Santana, irmão do governador eleito Camilo Santana”. Pois bem; outro dia estava em Paris visitando a vernissage de um talentoso fotógrafo. Na Galeria havia livros de outros fotógrafos. Vi um livro do Tiago Santana, esse aí que o Eliomar fala. Era o mais caro e o melhor apresentado entre todos. E de melhor miolo.

Sem noção
“As campanhas de Aécio Neves (PSDB) e da eleição de Tasso Jereissati (PSDB) trouxeram ao PSDB do Ceará índice recorde de filiações.” Palavra de tucano.

Pobre de Jó
Em boletim publicado na página oficial da legenda, o núcleo cearense tucano divulgou que, apenas nos últimos três meses, foram registradas 320 novas filiações à legenda.Ah!

À paga
A turma do boi anda envenenando Camilo Santana contra a banda do PT que lhe deu pequeno apoio na eleição. Tá dizendo que Camilo só faz o que o PROS manda e brá.

Reclamo
A festiva criação dos dançarinos sob o boi aposta em que Camilo Santana, governador eleito com as bênçãos e trabalhos do PROS, não avisou que iria à Assembleia discursar como se o homem não fosse deputado estadual. Béisso!?

Tempos bicudos
Os shopings devem estar passando por tempos de cinturão apertado. Papai Noel, que sempre chegava de helicóptero, chegou a um, este ano, de trio elétrico. Hummm!

Coisa velha
Este blog, faz uns três anos, denunciou que havia negociações de compra e venda do prédio do Colégio Cearense pra virar centro comercial. Foi um rebuliço.

De volta ao ponto
No final de semana o assunto voltou à baila. Ex-alunos clamam aos céus em defesa do lugar onde estudaram. Estão errados. Deveriam lutar em defesa do patrimônio da cidade.

Dia triste
No dia 5 passado, o Diário Oficial do Ceará publicou relação de 175 (são 184 no total) municípios que o Governador Cid Gomes assinalou como em “emergência” por conta da seca que castiga o Estado, faz três anos.

Tem gente virando
A turma do boi anda enlouquecida. Tem uns que acham que esculhambando vão conseguir pegar no chifre do boi. Tem outros que tão fazendo cerca-lorenço. Bom mesmo são os comentários dos donos das boiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário