Chove, chuva


Chove em 42 cidades; Tauá registra 86mm
E parece que os céus começam a ouvir as preces por chuvas do povo cearense. Segundo o relatório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) choveu, ontem, em 42 municípios do Estado.  De acordo com o órgão, o município de Tauá, a cerca de 340 quilômetros de Fortaleza, registrou o maior volume de chuvas do mês de novembro, com precipitação de 86 milímetros.
No mês de outubro, Tauá já havia registrado o maior volume de chuvas, com acúmulo de 85 milímetros. Todavia, a precipitação de ontem surpreendeu os tauaenses – foi a maior chuva dos últimos quatro meses. No ranking dos municípios em que ocorreram as maiores chuvas, após Tauá, aparecem as cidades de Tamboril, Barro e Assaré, que registraram, respectivamente, precipitações de 80, 74,2 e 64 milímetros.
O Sertão Central e Inhamuns foram as regiões com o maior volume de chuva em todo o Ceará, uma vez que, dos 37 municípios da área, 33 registraram chuvas. A região do Cariri segue em segundo lugar no volume de chuvas.
Surpresa
Os moradores de Tauá foram surpreendidos com o volume de água que caiu do céu. Diversos moradores relatam que ruas ficaram alagadas e que a água chegou a invadir algumas casas. O Centro da cidade registrou diversos pontos de alagamento, prejudicando o comércio e o transitar de pessoas e veículos. Um supermercado chegou a fechar as portas por conta da torrente de água.
Previsão
Ainda segundo a Funceme, a previsão para hoje e amanhã no Ceará é de mais chuvas, o que pode ser uma boa notícia para o homem do campo, já que as precipitações deverão ocorrer, principalmente, no centro e no sul do Estado. As chuvas deverão, ainda, servir para aliviar o intenso calor que tem castigado o cearense. O Ceará está sentindo, ainda, os efeitos da pior seca registrada nos últimos 50 anos. A estiagem prejudicou, sobremaneira, o abastecimento de água nas comunidades rurais e, também, a agropecuária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário