Aviador - Vigilantes do ar homenageados na Assembleia


Dia do Aviador e os 108 anos FAB são celebrados na Assembleia

  Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta quarta-feira (12/11), sessão solene em homenagem ao Dia do Aviador, ao Dia do Paraquedista e para celebrar os 108 anos da Força Aérea Brasileira (FAB). A homenagem aconteceu no Plenário 13 de Maio, atendendo requerimento do deputado Manoel Duca (Pros).
Na abertura dos trabalhos, o  deputado Manoel Duca (Pros), autor da lei estadual que instituiu o Dia do Aviador, destacou o exemplo visionário e de patriotismo de Santos Dumont. “Sua vida de aviador e inventor patriota nos deixa a glória de seu legado, mas também a responsabilidade da perpetuação de seu espírito ousado”, afirmou.
O parlamentar também lembrou o importante papel dos homens e mulheres que fazem a FAB. “Que a modernização da Força Aérea Brasileira não valorize tão somente as máquinas e equipamentos. Que se faça ainda mais importante a valorização dos homens e mulheres que a compõem”, frisou.
Manoel Duca fez uma homenagem o Aeroclube e a Base Aérea de Fortaleza, que perdeu nos últimos anos o Pacau (Esquadrão de Caça), e o Rumba (Esquadrão de Instrução de Transporte Patrulha e Reconhecimento), lamentou ele.
O presidente do Aeroclube, comandante Amaury Costa Araújo, agradeceu a homenagem e falou sobre o importante papel do Aeroclube na formação de novos aviadores.  “Mesmo com todas as dificuldades, o Aeroclube tem contribuído para a formação de novos aviadores”.
O comandante da Base Aérea de Fortaleza, Francisco Cláudio Gomes Sampaio,  destacou o papel da FAB na defesa e soberania do Brasil “A Força Aérea esteve e sempre estará em todos os rincões do País. E esta homenagem deixa uma marca de gratidão a todos que fazem a Força Aérea Brasileira”, afirmou. O integrante do Aeroclube, Sobral Júnior, e a Base Aérea de Fortaleza também homenagearam o deputado Manoel Duca com placas pelos serviços prestados.
Durante a solenidade foram entregues ainda placas comemorativas pelos revelantes serviços prestados à Base Aérea de Fortaleza ao jornalista Tom Barros; ao suboficial R1 Fernando Antônio Jucá de Queiroz Campos; ao coronel aviador Carlos Alberto Vieira; ao coronel Alexandre Theophilo, representando o coronel Henrique César Theophilo Gaspar de Oliveira, e ao comandante Amaury Costa Araújo, do Aeroclube do Ceará, representando todos os aviadores civis.
 Também prestigiaram o evento, o comandante da Décima Região Militar, general de divisão Marcos Aurélio Freire Gomes; o capitão dos Portos do Ceará, capitão Marcelo Campbell Mauad; o comandante do 23 Batalhão de Caçadores, tenente coronel Alfredo Ferreira dos Santos Filho,  além de integrantes do Aeroclube do Ceará, como o cantor e compositor Waldonys.
O Dia do Aviador, 23 de outubro, é uma homenagem ao primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar, realizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, a bordo do 14 Bis, em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, na França.  Já o Dia do Parquedista é celebrado em 22 de outubro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário