Atuações brazilienses



Balhmann aprova projeto sobre mercado de capitais para as pequenas e microempresas

O deputado federal Antonio Balhmann (PROS/CE) aprovou na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 368/13, que dispõe sobre o mercado de capitais para as pequenas e microempresas.

A proposta parte do pressuposto de que, estimular o crescimento das pequenas e microempresas (PMEs) é obviamente saudável para o país, social e economicamente, tendo como consequência a expansão da atividade econômica o que provocará uma graduação, para maior, do enquadramento tributário a luz do Simples Nacional.

Mais especificamente, a proposição dispõe que as micro e pequenas empresas poderão recorrer ao mercado de capitais para a obtenção de recursos financeiros para o desenvolvimento ou expansão de suas atividades, observadas as normas e regulamentos definidos pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

A proposição menciona ainda que essa prerrogativa inclua a captação de recursos através de plataformas de serviços na rede mundial de computadores. Além desse aspecto, o projeto também dispõe que as micro e pequenas empresas poderão receber recursos financeiros de pessoas físicas ou jurídicas, incluindo as sociedades anônimas, as sociedades em conta de participação, as sociedades empresárias em comandita por ações e “fundos de investimento privados (FIP)”.

Além disso, o projeto visa romper com essa lógica que, a rigor, vem entravando o desenvolvimento econômico do país, uma vez que é preciso estimular ao máximo a destinação do Capital para atividades produtivas.

O relator do projeto na comissão, deputado federal Antonio Balhmann, entende ser este um objetivo essencial que contribuirá para o desenvolvimento de projetos inovadores e promissores. “Uma das grandes barreiras para a expansão de empresas que ainda se encontram em estágios iniciais de desenvolvimento refere-se à expressiva dificuldade para reunir recursos suficientes para o desenvolvimento de seus projetos, uma vez que, usualmente, essas empresas não dispõem de 3ativos que possam ser oferecidos em garantia para a obtenção de empréstimos ou financiamentos”, justifica o parlamentar.  

Para Balhmann, esta é uma proposta meritória que poderá contribuir para o desenvolvimento de nossa economia, uma vez que abre à micro e pequenas empresas, segmento de extrema relevância para a economia nacional, importantes possibilidades de acesso de recursos para o desenvolvimento de seus projetos.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário