Assembleia do Ceará na Universidade do Velho Mundo


Unipace e Assalce firmam acordo de cooperação com Universidade de Lisboa Destaque

Unipace e Assalce firmam acordo de cooperação com Universidade de Lisboa Foto: Júnior Pio
A Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e a Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce) fecharam uma parceria para que funcionários da Casa possam cursar o mestrado acadêmico em Ciências Políticas pela Universidade de Lisboa.
Segundo a diretora de Gestão e Ensino da Unipace, Lindomar Soares, o objetivo do convênio é qualificar o serviço público no Legislativo Estadual. Além disso, busca-se formar quadros que possam atuar como docentes em futuros cursos de pós-graduação que venham a ser ofertados pela Unipace na área de ciências políticas.
A primeira turma conta com 15 servidores de diversas instituições do País. Entre eles, estão dois servidores da Assembleia Legislativa: Lindomar Soares e o capitão Marcos Izequiel, da 2ª Companhia de Guarda da Assembleia.
O professor e coordenador de Convênios Internacionais da Universidade de Lisboa, Alexandre Fermanian, explica que o mestrado dura dois anos. Nos dois primeiros semestres, os alunos cursam disciplinas presenciais. O último ano é dedicado para elaborar a dissertação.
Entretanto, para essas turmas, as aulas presenciais vão durar três semanas e serão ministradas em tempo integral. Assim, será possível abordar o previsto para todo o semestre, “sem haver nenhum prejuízo do conteúdo programático”, garante Lindomar. Dessa forma, os alunos irão três vezes a Lisboa - duas para assistir as aulas e uma para apresentar a dissertação. A orientação do trabalho será feita pelos professores portugueses através da internet. Os custos ficarão a cargo dos estudantes.
Foi justamente esse período mais curto de aulas presenciais que permitiu ao capitão Marcos Izequiel matricular-se em um mestrado fora do País, algo impensável até pouco tempo atrás. “Estou muito entusiasmado. É algo enriquecedor. Vou ter acesso a um novo continente e a uma nova cultura”, afirma.
Pela Unipace, ele já concluiu o curso de espanhol, um MBA em Políticas Públicas Inovadoras e está no último semestre do inglês. “Esses cursos que a Assembleia disponibiliza fazem com que a gente crie mais gosto em aprender”, comenta.
A Universidade de Lisboa está entre as 250 melhores do mundo e possui convênio com mais de 20 instituições de ensino superior do Brasil, como Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília (UnB), fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade federal de Pernambuco (UFPE), entre outras.
Quem tiver interesse em cursar a pós-graduação, uma nova turma será iniciada em julho e três servidores já se inscreveram para a seleção. Para mais informações sobre inscrição e documentação, basta procurar a diretoria da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), localizada no primeiro andar do edifício José Euclides Ferreira Gomes (anexo II).

Nenhum comentário:

Postar um comentário