As urgências de Fortaleza


RC cata por recursos em Brasília para obras
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, viajou a Brasília para, junto à Secretaria do Tesouro Nacional, tratar de alguns convênios internacionais, especialmente com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que estão na fase final de assinatura. O da CAF, que é o projeto Cidade do Futuro, é da faixa de R$ 250 milhões.
Ele reconhece que 2015 será um ano de dificuldades financeiras, mas observa que, desde quando assumiu o comando da Capital, vem sofrendo com apertos. “Assumi a Prefeitura de Fortaleza com R$ 520 milhões de dívidas deixadas pela administração passada. O primeiro ano foi muito difícil, tivemos que fazer contenções e, ao mesmo tempo, dar conta de atender a algumas expectativas mais urgentes”, ressaltou. Essas dificuldades foram mais de investimentos na atenção primária de saúde, investimento também em mobilidade urbana e em outras áreas.
Entretanto, lembrou que foi graças a muitos esforços que Fortaleza conseguiu, já no ano passado, fazer o maior investimento real, nos últimos 15 anos da sua história, mas sem citar números. “Isso foi possível porque foi feito o dever de casa, corte de despesas embora necessárias e ao mesmo tempo apresentando projetos e captando recursos de outras fontes, como governos do Estado e federal”, explicou Roberto Cláudio. Acrescentou, ainda, que, embora com todas essas dificuldades, foi possível realizar diversas obras.
Ainda em Brasília, o prefeito manteve contatos em vários ministérios para acompanhar projetos e tentar liberações de recursos. No Ministério da Saúde foi tratar do repasse para as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) já inauguradas e as que ainda vão ser abertas. (Com informações de Tarcísio Colares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário