Agora vai!


Eunício lidera oposição ao governo Camilo
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) recebeu, na manhã de ontem, em seu gabinete em Brasília, alguns componentes do bloco de oposição ao próximo governo do Estado do Ceará, que está se articulando na Assembleia Legislativa. Como o jornal O Estado adiantou na edição de ontem, Eunício irá liderar o grupo formado por cerca de 13 deputados e que, possivelmente, terá ainda o apoio do senador eleito Tasso Jereissati (PSDB).
Participaram do encontro o ex-candidato a vice-governador nas últimas eleições, Roberto Pessoa; o deputado estadual, Roberto Mesquita (PV); o deputado eleito, Tomaz Holanda (PPS) e o prefeito de Itarema, Binu Monteiro (PV). Na ocasião, eles trataram de pontos prioritários e das estratégias para unir o bloco.
O grupo, que, por enquanto, é formado por PMDB, PR, PSDB, DEM, PSDC e PPS, ainda estão articulando a entrada de pelo menos mais dois partidos para sua formação final. Um deles, que já estaria em negociação avançada, seria o Solidariedade.
Como destaque na pauta do encontro, esteve o fortalecimento do bloco, que, por enquanto, se define como “bloco independente, com tendência à oposição” e que, segundo os membros do grupo, atuará de forma propositiva, mas preservando as críticas e sugestões de mudança às ações e projetos que não forem bem-sucedidos e que estiverem trazendo consequências negativas para o Ceará. “Vamos fazer uma oposição séria ao novo gestor estadual”, promete Roberto Pessoa.
Também foram discutidos projetos a serem desempenhados nos municípios cearenses e que contarão com a colaboração de Eunício junto ao governo federal. A expectativa dos deputados estaduais cearenses é que tanto Eunício como possivelmente Tasso deem condições políticas ao grupo de se impor dentro da Assembleia, levando também para o Congresso ideias e projetos surgidos dentro da AL do Ceará.
Roberto Pessoa classifica a oposição como uma fiscalização ao próximo governador, para que, segundo ele, Camilo Santana (PT) – governador eleito –, “não tenha o direito de errar”. “Essa nossa oposição é para dar uma certa segurança à população, porque o novo governo vai ter maioria na Assembleia que, se não for combatida, vai aprovar tudo”, declarou Pessoa.
Próximo Encontro
Segundo Roberto Pessoa, Eunício Oliveira deverá vir ao Ceará, próxima semana, para promover reunião com os deputados estaduais e federais, eleitos e reeleitos, para discutir o tipo de oposição que o PMDB vai fazer ao governo petista.
Conforme Pessoa, deverá ser pauta da próxima reunião a continuação dessa oposição para disputar a Prefeitura de Fortaleza, nas eleições de outubro de 2016. Apesar de ainda faltarem dois anos para a próxima disputa nas urnas, Roberto Pessoa observa que toda candidatura, principalmente de um cargo no Executivo, “tem que ser trabalhada com muita antecedência”.
Eunício já sinalizou uma possível candidatura própria na reunião de legendas da qual é líder. Em entrevista a O Estado, na quinta-feira (6), o peemedebista afirmou ser natural que a coligação tenha uma candidatura própria. “Ainda é cedo para nomes, e eu ainda tenho 18 grupos para a escolha”. O senador assegurou que em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape, a coligação terá uma candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário