Acrísio cobra campanha contra desperdício e pelo uso racional da água


Em pronunciamento realizado hoje (13/11), pela manhã, no plenário da Câmara Municipal, o vereador Acrísio Sena (PT) cobrou a efetivação de uma campanha pelo uso racional da água e contra o desperdício em Fortaleza. Usando o exemplo de São Paulo, o petista quer evitar a mesma situação na capital cearense. “É preciso fazer isso agora: chamar a atenção da população e das empresas para racionalizar o uso da água, com educação ambiental e uso de equipamentos mais eficientes, que evitem desperdício, além de aumentar a eficiência operacional da Cagece, para evitar perdas e investir em tecnologias de reutilização da água”, alertou.

Acrísio lembrou que ano que vem completam-se 100 anos da seca do Quinze, retratada no romance de Raquel de Queiroz. “O Ceará passa pela pior seca dos últimos 55 anos. Dos 184 municípios, 176 decretaram situação de emergência, a água para beber é difícil e, muitas vezes, vem de carro-pipa, com qualidade ruim”, relembrou.

Os dados trazidos por Acrísio são graves. Dos 149 açudes cearenses monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado (Cogerh), 62 estão com menos de 10% da capacidade, quantidade equivalente ao volume morto. Das 12 bacias hidrográficas, 11 estão com menos de 30% da capacidade. A taxa atual de armazenagem de água, somando todas as regiões do Ceará, é de 26,2%. O açude Castanhão que abastece Fortaleza, deve chegar ao final de 2015 com apenas 11% de seu volume.

Apresentamos o Projeto de Indicação criando o Programa de Monitoramento do Uso Racional da Água”, cobrou Acrísio, “e defendemos que Câmara de Vereadores de Fortaleza tome a frente desta campanha, pois, como diziam nossos avós, sabendo usar não vai faltar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário