A morte do "Mestre"


Morre em Brasília o ex-senador cearense José Lins Albuquerque. Nasceu em Crateus e estava com 94 anos. Engenheiro graduado em 1947 pela Escola de Minas de Ouro Preto da Universidade Federal de Ouro Preto. Em 1948, foi diretor da Companhia de Força e Luz de Belo Horizonte até 1950 quando retornou ao Ceará assumindo a direção da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará. Convidado por Virgílio Távora assumiu a Secretaria de Viação e Obras em 1963, foi realocado na Secretaria de Planejamento em 1965 permanecendo no cargo nos governos de Franklin Chaves e Plácido Castelo. Em 1968 foi nomeado para a Superintendência do Desenvolvimento do Maranhão (SUDEMA) pelo governador José Sarney e a partir de 1969 foi diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). No governo Ernesto Geisel assumiu a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) em 1974. Em 1978 foi eleito senador pelo Ceará e com o fim do bipartidarismo filiou-se ao PDS. Votou em Tancredo Neves para presidente da República no Colégio Eleitoral em 1985 filiando-se ao PFL em abril daquele ano.
Em 1986 elegeu-se deputado federal e na Assembleia Nacional Constituinte instalada em 1987 foi um dos articuladores do "Centrão", sendo inclusive o relator do anteprojeto de constituição elaborado por esse grupo. O enterro será às 4 da tarde, no Campo da Esperançase

foto josé lins

O que tinha de inteligente, brilhantismo e capacidade de trabalho, o querido Zé Lins tinha de desligado com nomes de pessoas. Pra não se perder, chamava todo mundo de MESTRE. Contam que Zé Lins passou uma semana com um motorista novo andando pelos sertões. Lá pras tantas depois de uma longa reunião com pessoas da cidade, voltou ao carro e, encontrando o motorista dirigiu-se a ele no maior formalismo; Olá, com vai o senhor? As coisas parece que vão bem por aqui, não é? Ao que o motorista teria respondido; - DOutor Zé Lins eu sou o Zé, seu motorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário