A Agenda Positiva da Câmara


Manifesto é lançado em busca da unidade para eleição
Vereadores de Fortaleza lançaram, ontem, no plenário da Câmara Municipal, o “Manifesto pelo Fortalecimento do Poder Legislativo e da Cidadania”. O documento articulado pelo vereador Acrísio Sena (PT) foi assinado por 16 líderes partidários da Casa e defende, entre outros itens, a definição de uma Mesa Diretora “mais unificada e independente” no próximo biênio.
O documento defendido tanto pelo líder do governo, Evaldo Lima (PCdoB), quanto pelo líder da oposição, Guilherme Sampaio (PT), propõe uma maior participação da sociedade, abertura e transparência do poder, regulamento do Plano Diretor e a criação de conselhos.
Evaldo Lima afirma que o manifesto tem como maior objetivo a transparência. “O manifesto leva a assinatura de todos os líderes partidários e de bloco, como a liderança do governo e a liderança da oposição no sentido de buscar mais transparência dessa Casa, a regulamentação do plano diretor, as participações dos movimentos sociais nas decisões dessa casa”, aponta.
O líder do governo ressaltou o apoio à unificação de uma chapa para as eleições. De acordo com o parlamentar, a composição da Mesa Diretora deve atender à proporcionalidade partidária e estabelecer o diálogo com a população.  “Defendemos, portanto, a transparência e a participação política do cidadão. Nós estamos buscando essa unidade para que de fato se construa um nome de consenso. Mais importante que esse nome é o perfil desse nome. São as características desse nome, respeitando o critério da proporcionalidade e de gênero”, frisou.
Guilherme Sampaio evidenciou o posicionamento dos líderes partidários em questões que efetivam a participação popular. “É preciso pôr em prática instrumentos como referendo, plebiscito, veto e lei de iniciativa popular, além de garantir o acesso à informação”, destacou.
Acrísio Sena, articulador do documento, aponta também como um dos objetivos do manifesto um maior diálogo com a cidade.  “Nós estamos também lutando para que a casa continue num canal permanente de dialogo com a sociedade. Nós temos que trazer os grandes temas e grandes reflexões que hoje a cidade de Fortaleza pauta, como, por exemplo, o plano diretor e a necessidade de sua regulamentação”, enfatizou.
Ele ainda destaca o objetivo de criar uma Mesa Diretora de unidade com representação dos partidos com as maiores bancadas. “Por isso, fizemos questão de lançar esse manifesto para que o nome seja decorrente desses propósitos. A grande discussão para nós é de uma mesa de unidade que tenha o Pros, o PT, o PSC o PMDB, que são as grandes bancadas da Casa e que estejam representadas na Mesa Diretora”, ressaltou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário