Todo mundo tem direito a 15 segundos de burrice explícita

13º para o Bolsa Família foi gol contra de Marina

Josias de Souza
Premida pelo Datafolha que acomodara Aécio Neves nos seus calcanhares, Marina Silva foi ao debate da TV Globo, na noite de quinta-feira (2), intimada pelas circunstâncias a fazer gols. Terminou marcando apenas um. Curiosamente, contra. Ao prometer instituir um 13º salário para a clientela do Bolsa Família, Marina exagerou no truque. Foi como se tirasse uma cartola de dentro do coelho.
Depois de atravessar a campanha jactando-se de ser a única contendora a exibir um programa, a substituta de Eduardo Campos recorreu ao improviso. Em condições normais, a ideia soaria apenas absurda. Exposta contra um pano de fundo adverso, ecoou como burrice. Passou uma sensação de desespero própria de candidatos que, não podendo elevar sua estatura eleitoral, rebaixam o teto.
Em entrevista concedida nas pegadas do debate, já na madrugada de sexta-feira (3), a 48 horas da eleição, Marina tentou explicar-se: “A proposta já vinha em estudo desde que Eduardo era vivo. E ele ia apresentar esta proposta no Jornal Nacional, em sua última entrevista. Mas preferiu que fizéssemos todos os cálculos antes. Fizemos. E é perfeitamente possível.”
Dando-se crédito à versão de Marina, o que era ruim fica um pouco pior. Ficou entendido que a coisa foi estudada. Todo mundo está sujeito ao equívoco. Mas escolher o erro cuidadosamente, submeter o erro a um grupo de trabalho, planejar o erro em seus mínimos detalhes, calcular o erro… tudo isso exige uma doce e inabalável vocação para o erro.
Não foi um pecado original. Na sucessão de 2010, atacado pela própria Marina por não fazer uma “autocrítica” pelos supostos reparos do tucanato à política social vigente, o então presidenciável José Serra saiu-se pela primeira vez com a proposta de enfeitar o Bolsa Família com um 13º salário. Não se sabe, por ora, se a candidatura presidencial de Marina terá o mesmo destino da de Serra. Mas o tucano, se quiser, já pode acusar a ex-adversária de plágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário