Tenologia e inovação


Ciência e tecnologia em debate no Ceará
Com o objetivo de investir em inovação, que é uma das principais e eficazes ferramentas para garantir o crescimento dos pequenos negócios, o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) apoia, de 13 a 19 de outubro, em todo o País, mais uma Semana de Ciência e Tecnologia. Nessa edição, aqui no Ceará, o Sebrae  terá a parceria do Serviço Nacional da Indústria (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (Fundetec) e do Sindicato da Indústria de Panificação (Sindpan), além da colaboração dos escritórios regionais no interior.
Realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades ligadas à Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade,  o evento deste ano tem como tema “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”. Pretende, ainda, mostrar como as empresas de pequeno porte podem acessar os mecanismos e ações que levam ao crescimento e ao sucesso. Em parceria com o Senar/CE, por exemplo, serão realizados, de 13 a 17 de outubro, cinco seminários no interior, com temas diferenciados: em Cascavel, sobre o cultivo do caju e mandioca; em Limoeiro do Norte, Quixadá e Iguatu, sobre bovinocultura leiteira e, em Crateús, sobre caprinovinocultura.
Já a Região do Cariri vai sediar, de 13 a 18, em parceria com a Fundetec, um amplo seminário com  temas como  “Cooperativa de meio ambiente e informática na comunidade ­– Parceria para o futuro”, “Lixo eletrônico – mas o que nós podemos fazer, afinal”, “Tecnologia de plasma e o futuro do meio ambiente“; “Tecnologia no campo: produzir sem agrotóxicos e com tecnologia”; “Entenda como funciona o mercado de crédito de carbono – um estudo de caso da Cerâmica Gomes de Matos”, além de uma visita tecnológica ao aterro sanitário de Brejo Santo.

MAIS EVENTOS
O Senai será o responsável pela realização de clínicas tecnológicas e seminários em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral. Em Fortaleza, a Semana vai ser aberta com o Seminário “A pesquisa de tendências e os novos paradigmas do futuro”, no dia 13 de outubro, no Hotel Sonata de Iracema. Também estão previstas clínicas tecnológicas  com temas como “Logística Reversa”, “Metodologia de desenvolvimento de Coleções estratégicas”, “Insalubridade e Periculosidade” e “Técnicas de Modelagem e Moulage no Processo de Criação”.
Já em Maracanaú, no dia 14, será realizado o seminário “Inovação Tecnológica ao Alcance de Todos”, além de clínicas tecnológicas com temas como “Reciclagem de materiais plásticos – Métodos de Classificação de Materiais e impactos negativos da falta de qualidade”, “Processamento de imagem em aplicações industriais” e “Inovação Tecnológica ao Alcance de Todos”. Em Sobral, o seminário terá como tema “Design Estratégico: metodologia de inovação para produtos, marca e serviço”, no dia 16. E em Juazeiro, também no dia 16, será realizada clínica tecnológica “Fabricação e testes de calçados”.
Além disso, Fortaleza também sediará, no dia 17, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em parceria com o Sindpan, um seminário sobre “Os benefícios do pão na alimentação”. Já os municípios de Aratuba, Aracoiaba, Ocara e Baturité receberão dez clínicas tecnológicas, enquanto o escritório regional do Sebrae no Sertão Central realiza em Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Pedra Branca e Boa Viagem, mutirões tecnológicos, clínicas e seminários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário