Tem idiota em Sobral que acha que isso aí não vale nada

Fundação Lemann destaca Sobral como exemplo de Educação de excelência

Estudo “Excelência com Equidade”, da Fundação Lemann, identificou Sobral como exemplo de como garantir o aprendizado de crianças com baixo nível socioeconômico.
Escola CAIC Raimundo Pimentel Gomes, no bairro Alto da Bradília, foi uma das escolas  visitadas pela Fundação Lemann para a realização do Estudo Excelência com Equidade.

Sobral está entre os 6 municípios do Brasil identificados no estudo “Excelência com Equidade” como modelo para o país, de como “garantir um aprendizado de alta qualidade para todos os alunos matriculados na Educação Básica, independentemente do perfil socioeconômico de suas famílias, da localização da escola ou de outros fatores comumente usados para justificar o ensino de má qualidade”.

O estudo, divulgado em setembro deste ano, foi feito pela Fundação Lemann e Itaú BBA. A partir dos dados da Prova Brasil e do Censo Escolar, foram identificadas 215 escolas públicas de todo o país com excelência no aprendizado, mesmo atendendo crianças de baixo nível socioeconômico. A Escola CAIC Raimundo Pimentel Gomes, de Sobral, foi uma das 6 visitadas para análise detalhada das práticas e estratégias utilizadas.

O estudo identificou práticas com bons resultados como: a) Definir metas e ter claro o que se quer alcançar; b) Usar dados sobre o aprendizado para embasar ações pedagógicas; c) Acompanhar de perto, e continuamente, o aprendizado dos alunos; d) Fazer da escola um lugar agradável e propício ao aprendizado. O estudo aponta, ainda, como essencial para o sucesso no aprendizado das crianças, o comprometimento dos prefeitos, quando considerada toda a rede de ensino.

O objetivo do estudo “Excelência com Equidade” foi identificar práticas comuns e as lições das escolas, que conseguem bons resultados com alunos pobres. “Queremos jogar luz sobre aquilo que funciona, na expectativa de que gestores, pesquisadores e formuladores de políticas, dentro de suas realidades e com as devidas adaptações, usem estes exemplos como referência, inspiração e motivação”, diz o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário