Sérgio Ricardo apresenta o show “Cinema na Música”

O compositor, cantor, maestro e cineasta Sérgio Ricardo, apresenta nos dias 29 e 30 de outubro na Sala Funarte Sidney Miller, o aclamado show “Cinema na Música”, que revela a união de sua música com a força das imagens e das palavras.

O espetáculo traz o cordel “Estória de João Joana”, escrito por Carlos Drummond de Andrade e musicado por Sérgio na década de 1980, além de suas composições mais importantes feitas para o cinema – e para o premiado “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha. Entre as músicas de seus próprios filmes estão “Enquanto a Tristeza não vem”, do curta “Menino da Calça Branca” (1961); “A Fábrica”, de “Esse Mundo é Meu” (1964); “Canção do Espantalho”, de “A Noite do Espantalho” (1974), entre outras.
A super banda do show “Cinema na Música” conta com a direção musical de Lui Coimbra, que também está no violão, violoncelo e no charango, e multinstrumentistas como Itamar Assiére no piano e acordeon, Alexandre Caldi e Henrique Band nos sopros, Guto Wirtti no contrabaixo, Armando Marçal na percussão e Jurim Moreira na bateria. Dividindo os vocais com Sergio estão seus filhos Marina Lutfi e João Gurgel, que também toca violão.

Sobre o Cordel Estória de João Joana
Estória de João Joana é o único cordel escrito pelo grande poeta Carlos Drummond de Andrade, musicado pelo compositor Sérgio Ricardo.
O poeta mergulha em uma história verídica ocorrida no interior do Brasil nos anos 60 - uma menina é criada pela mãe como menino para ter alguma chance de viver com dignidade. Drummond quis que o cantor e compositor Sérgio Ricardo transformasse essa Estória em música. E seu pedido foi realizado.
A frutífera conexão entre os dois aconteceu na década de 80, quando Drummond, extasiado pela brasilidade pulsando poeticamente na música de Sérgio Ricardo, enviou ao artista Estória de João Joana. E Sérgio descobriu um inédito Drummond cordelista, íntimo das causas sociais brasileiras.
A parceria foi ainda agraciada pela presença do maestro Radamés Gnatalli, responsável pela orquestração da composição, que teve seu registro feito em LP, lançado em 1985 e depois relançado em CD em 2000 com a participação de intérpretes de renome da música brasileira como Chico Buarque, Elba Ramalho, Alceu Valença, João Bosco e outros.
Com um histórico de apresentações de sucesso, a obra já esteve no Teatro Municipal do RJ (2000), no MASP (1989) e em Brasília (1985, 2001 e 2012).
Neste show, a formação musical é inédita, sem orquestra, trazendo através da banda original toda a essência musical composta por Sérgio Ricardo, com uma sonoridade diversa em ritmos brasileiros capaz de narrar essa bela história de Carlos Drummond de Andrade.


Serviço:
Show “Cinema na Música”, de Sérgio Ricardo
Datas: 29 e 30 de outubro, quarta e quinta-feira
Horário: 18h30
Local: Sala Funarte Sidney Miller (207 lugares): Rua da Imprensa, 16 – Centro do Rio
Informações: (21) 2279-8104
Classificação: 14 anos
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário