Propaganda eleitoral recomeça amanhã


A partir de amanhã o eleitor cearense vai poder acompanhar as propostas e mensagens dos dois candidatos que disputam o segundo turno da eleição para governador do Ceará através do Horário Eleitoral Gratuito nas cadeias de rádio e TV. Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) terão 10 minutos, cada, para convencer os cearenses sobre quem é a melhor opção para administrar o Ceará.
O coordenador do Juizado Auxiliar da Propaganda nas Eleições 2014, juiz Carlos Henrique Oliveira, esteve à frente da audiência pública, na Sala de Sessões do TRE, que contou com a participação da presidente da Acert (Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão), Carmem Lúcia Dummar e de advogados e representantes dos partidos/coligações.
PALANQUE ELETRÔNICO
O palanque eletrônico é considerado arma estratégica das campanhas para buscar o apoio dos eleitores, sobretudo, daqueles que estão indecisos quanto ao voto ou descrentes da política.
Diferentemente do primeiro turno, quando a distribuição do tempo obedeceu a proporcionalidade da representação dos partidos nas Câmara Federal, agora, para cada candidato, será destinado um tempo igual de 10 minutos. Ao todo, somando as participações de presidenciáveis e dos candidatos ao governo, o horário eleitoral terá 40 minutos.
Os programas serão exibidos todos os dias, inclusive aos domingos, até o dia 24 de outubro.  Os horários de exibição dos programas no rádio serão das 7h20 às 7h40; e de 12h20 às 12h40. Antes, às 7h e às 12 horas, irão ao ar os programas dos candidatos a presidente da República.
Na televisão, os programas dos candidatos a governador serão exibidos das 13h20 às 13h40; e das 20h50 às 21h10, antecedidos pelos programas dos candidatos a presidente, às 13h e 20h30.

CAMILO ABRE
A ordem da exibição dos programas, em bloco, dos dois candidatos, no primeiro dia do Horário Eleitoral, no rádio e na TV, foi definida através de sorteio, que teve a participação do estudante Átila, de 10 anos, filho do juiz coordenador da Propaganda, Carlos Henrique Oliveira, “uma homenagem ao programa Eleitor do Futuro do TRE, que colabora para que os nossos jovens possam crescer com a consciência da importância do voto”, disse o juiz.
No sorteio, ficou definido que a coligação “Para o Ceará Seguir Mudando”, do candidato Camilo Santana (PT), abrirá o Horário Eleitoral, vindo, a seguir, a coligação “Ceará de Todos”, do candidato Eunício Oliveira (PMDB). A partir do segundo dia, a ordem dos programas vai sendo alterada, avançando uma escala: o último passa ser o primeiro, e, assim, sucessivamente.
INSERÇÕES
O tempo das inserções, também foi dividido igualmente para os concorrentes. Cada coligação terá um total de 240 inserções (120 minutos). As propagandas têm por obrigação serem exibidas entre as 8h e a meia-noite, até o dia 24 de outubro.
Apesar da guerra de representações entre as coligações “Para o Ceará Seguir Mudando”, de Camilo Santana e “Ceará de Todos”, de Eunício Oliveira, o coordenador do Juizado Auxiliar da Propaganda, juiz Carlos Henrique Oliveira, que presidiu a sessão, ressaltou que as TV’s, geradoras das propagandas trabalharam no primeiro turno, de maneira “imparcial”,  contribuindo para que o eleitor pudesse escolher democraticamente  os seus candidatos.

DIVERGÊNCIAS
Durante o sorteio, representantes de emissoras questionaram o início da propaganda para a eleição estadual dois dias antes do início da propaganda para os candidatos que disputam a Presidência da República. André Costa, advogado da Coligação Para o Ceará Seguir Mudando, defendeu que, o quanto antes os candidatos voltarem a debater suas propostas, melhor será para os eleitores, que terão maior tempo para avaliar os candidatos. A mesma ideia foi defendida por Tibério Cavalcante, advogado da Coligação de Eunício Oliveira. Após consenso dos presentes, o coordenador da propaganda, juiz Carlos Henrique Oliveira, manteve o início dos programas para quinta-feira.
Outra discussão levantada pelos representantes oficiais das coligações foi referente aos relatórios que as TV’s deverão emitir sobre a divulgação das inserções partidárias, que contém hora e bloco veiculados. Os advogados alegam que, no caso de ofensa, tem apenas o prazo de 24 horas para entrar com a representação, contudo, as TVs enviavam no primeiro turno, o relatório da programação apenas um dia depois, o que dificultava o trâmite judicial. Após a discussão, as TV’s se prontificaram a entregar o relatório todos os dias, às 10h da manhã.

EMISSORAS E
HORÁRIO DE VERÃO
O mesmo acordo selado, no 1º turno, foi confirmado para o 2º turno,  no sentido de que a geração dos programas do Horário Eleitoral Gratuito será dividida entre três grupos de comunicação, no rádio e na televisão, em três períodos distintos. No primeiro, de 9 a 13 de outubro, as propagandas serão geradas pela TV Jangadeiro Ltda e a FM Jangadeiro Ltda. No segundo período, de 14 a 18 de outubro, a geração ficará a cargo da TV Cidade de Fortaleza Ltda. e Rádio FM Cidade de Fortaleza Ltda. E por último, de 19 a 24 de outubro, a TV Verdes Mares Ltda. e a Rádio Verdes Mares AM Ltda. farão a geração dos programas no horário eleitoral. Neste último período, por conta do Horário de Verão, que começará exatamente no dia 19, a exibição dos programas obedecerá ao horário de Brasília. Ou seja, os programas começarão uma hora mais cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário