Premiado da UFC

Professor da Biologia recebe Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2014

O Prof. Diego Adaylano Monteiro Rodrigues, do Departamento de Biologia da UFC, foi declarado ganhador, na última quarta-feira (8), do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2014, iniciativa da Fundação Carlos Chagas (FCC) que prestigia experiências educativas inovadoras realizadas por docentes de Licenciatura na formação de professores para o ensino básico.

Na disciplina "Instrumentalização para o Estudo da Ciência I", o Prof. Diego Adaylano desenvolveu uma sequência didática que estimula o protagonismo e a autoria de alunos do 1º semestre do Curso de Ciências Biológicas da UFC.

Nessa disciplina, a divulgação científica foi trabalhada a partir da análise dos alunos sobre como a Ciência é divulgada, da criação de uma revista de divulgação científica com artigos produzidos pelos alunos, e da formulação de projetos de divulgação científica, partindo de um problema escolhido pelos alunos.

Para estimular o desenvolvimento dessas atividades, o professor criou dinâmicas, promoveu discussões que trabalham a imagem da Ciência e do cientista, indicou livros e sites de divulgação científica, desenvolveu grupos no Facebook e produziu, com ajuda de alunos e monitores, um site para divulgar a revista e os projetos (http://ipecriancasrevista.wix.com/ipecriancas)

Além do Prof. Diego, também recebeu o Prêmio o Prof. Nabil Araújo, do Instituto de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário