Prefeitura de Sobral inicia III Outubro Rosa

Abertura da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama reuniu profissionais, acadêmicos e público atendido pelos serviços de Saúde do Município.


O Prefeito Veveu participou, nesta quarta-feira, 1º de outubro, no Centro de Convenções, da abertura do III Outubro Rosa. A campanha acontece mundialmente e, em Sobral, é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, para alertar as mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e para os fatores de risco e formas de prevenção.

Durante a abertura foram apresentados resultados das políticas de saúde do Município até agosto deste ano. Sobral reduziu quase à metade (41%) o índice de mortalidade infantil (menos 18 óbitos em relação ao mesmo período do ano passado – janeiro a agosto 2013).  A redução se deveu a ações importantes como, captação das gestantes para o pré-natal (90,4%); gestantes com consultas de pré-natal em dia (98,5%) e campanha de aleitamento materno exclusivo para crianças até o 4º mês de vida atingindo 65,5% de mães.
A Prefeitura também comemora a atuação da Secretaria de Saúde no acompanhamento de quase 100% de pessoas com tuberculose e hanseníase acompanhadas (98,8%) e no combate a dengue, o índice de infestação predial pelo mosquito registrado no período foi de 0,46%.


A taxa de vacinação é de 99,5% e o acompanhamento de pessoas com diabetes foi de quase 100% (90,6%) e de 88,4% de pessoas com hipertensão arterial acompanhadas pelos serviço de saúde do Município.


Durante todo o mês, os Centros de Saúde da Família realizarão ações destinadas à saúde da mulher para incentivar a realização de exames preventivos do câncer ginecológico e da mamografia. A programação será finalizada no dia 31 de outubro com caminhada, que sairá da Praça do São Francisco e até o Pátio da Prefeitura. Para lembrar o mês de prevenção ao câncer de mama e ginecológico, monumentos como, Cristo; Casa da Cultura e Arco de Nossa

Nenhum comentário:

Postar um comentário