Posto de bicicleta pra novembro (COmo este blog antecipou)


Sistema tem início a partir de novembro
Foi assinado, na tarde de ontem, o termo de autorização do serviço para implantação do sistema de bicicletas compartilhadas em Fortaleza. Durante coletiva realizada no Paço Municipal, o prefeito Roberto Cláudio informou que a Capital receberá 15 estações até novembro, cada uma com dez bicicletas, totalizando 150, inicialmente.
A primeira etapa prevê a instalação de 40 estações, com 400 bicicletas, até o final de janeiro do próximo ano com a meta de chegar a mais 20 até junho de 2015, assim consolidando 60 estações de bicicletas compartilhadas. “O nosso modelo integra e propicia o uso da bicicleta como modal de transporte porque integra as ciclofaixa à nossa rede de transporte público, inclusive, inserindo o bilhete único para uso gratuito do sistema”, disse Roberto Cláudio, acrescentando que os trabalhos de instalação começam ainda neste mês. “A distância entre as estações será de 300 a 700 metros, dando prioridade para ruas e avenidas que já tenham ciclovias e ciclofaixas”, falou.
As estações ficarão em quatro polos, inicialmente: Avenida Beira Mar, Praia de Iracema, Aldeota e Meireles. O prefeito afirmou que os locais foram escolhidos devido à demanda do público local. “Vamos priorizar a instalação de estações próximas a áreas de comércio, lazer, residências, paradas e terminais de ônibus”, explicou.
Segundo a Prefeitura, a empresa Serttel será responsável pela operação do ssistema, que permite ampliações ao longo do tempo. A companhia já é responsável por semelhante serviço em sete cidades do País. Nesta primeira etapa, a Unimed Fortaleza será a patrocinadora das 40 estações. De acordo com a Prefeitura, a operadora foi selecionada através de edital de chamamento público, lançado em setembro deste ano pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). O sistema integra o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt) e faz parte do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI). Hoje, a cidade tem 91,5 quilômetros de infraestrutura cicloviária, sendo 16,5 km de ciclofaixas e 75 quilômetros de ciclovias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário