PALESTRA

Acontecerá na próxima quarta feira dia 22, às 14h30min, no Auditório Cândido Pamplona (Centro de Tecnologia, bloco 711, Campus do Pici - UFC) a palestra "Curadoria digital: redimensionando o papel das bibliotecas na era da informação", que faz parte das atividades dos Encontros Universitários  da UFC e será ministrada por Aquiles Alencar Brayner, que é ex-aluno da graduação em Psicologia da UFC e, hoje, é curador digital da British Library, em Londres.
Aquiles Brayner também é formado em Estudos Latino-Americanos pela Rijks Universiteit Leiden, da Holanda. Possui mestrado nas áreas de História da Arte e Estudos Latino-Americanos pela Rijks Universiteit, e Ciência da Informação pela City University de Londres, além de doutorado em Literatura Brasileira pelo King’s College (Universidade de Londres).
Antes de assumir o cargo de curador do acervo latino-americano na British Library, em 2006, Aquiles lecionou em universidades britânicas, incluindo as universidades de Londres e de Leeds. Com a criação do Departamento de Digital Scholarship na BL em 2010, ele foi promovido ao cargo de curador digital com o objetivo de definir o papel da biblioteca como provedora de informação e conteúdos eletrônicos entre acadêmicos e demais usuários.
Desde então, Aquiles vem gerenciando vários programas e atividades relacionados aos serviços e coleções da BL, incluindo projetos de digitalização, criação e controle de dados, treinamento de usuários e bibliotecários no uso de conteúdos e ferramentas digitais e desenvolvimento de plataformas interoperacionais para divulgar e agregar dados entre bibliotecas nacionais e acadêmicas na Europa e Estados Unidos da América.
A palestra será aberta ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário