O dia hoje

 23 de outubro é Dia do Aviador. A todos eles, na grande saudade de um dos mais importantes aviadores do Brasil, minha admiração, meu respeito, minha homenagem. Que Nossa Senhora de Loreto os proteja a todos e não nos abandone jamais. João Ariston Pessoa de Araujo.


O irmão que não tive

Colunista: Macário Batista
10/10/2011
 A primeira vez que entrei num avião corria 1958. Voei de "saco" a bordo do PP-RJS, o avião do aeroclube de Sobral. Era piloto, do alto dos seus 17 quase 18 anos, o Comandante Ariston Pessoa de Araujo, instrutor e Presidente do Aeroclube sobralense. Levado pelas mãos do Padre Palhano e de Dom José Tupinambá da Frota, Ariston começou alí uma carreira brilhante que um dia alinharia na cabeceira da pista da TAF Táxi Aéreo, depois da TAF Linhas Aérea, por fim a TAF-Cargo. Foram 60 anos de avião. Recentemente pilotou um de seus brinquedos preferidos, um dos pequenos aviões que fez como uma espécie de memórias de tudo o que pilotou na vida. Decolou, pousou, ficou feliz, alegre. Era o dia em que eu iria visita-lo e saber como ia a saúde abalada. Estava em Cascavel sua terra natal e decolara da pista que construiu para animar a cidade. Esta manhã(ontem), por falta de aviador no céu, Ariston recebeu de Deus asas para voar sozinho, sem avião. Foi juntar-se a velhos companheiros que, como ele lutaram a venceram sozinhos, sem ajuda, sem apoio, muitas vezes incompreendidos e até postos de lado da vida profissional em suas moradas. Pararam os motores que impulsionavam a vida e o coração do Comandante Ariston que deixa um buraco enorme em nossos corações. Perco o irmão que não tive, mas que adotei desde aquele distante 1958. Acompanhei sua vida inteira. Voei com ele a vida inteira. Sofri e participei de sua vida pessoal e profissional por todo o tempo. Escrevi sobre sua vida, obra e feitos. Hoje, escrevo sobre sua partida e a saudade enorme que fica. Que o aeroporto de Deus esteja com todas as luzes acesas, todas as cabeceiras enfeitadas, ILSs em funcionamento, rádio, bússola, sextante, tudo ligado para receber no céu um homem que dignificou a vida e honrou, como raros, a profissão que carregou nos ombros e que deixa um legado de amor pela que fazia. Meu amigo velho, parar de viver não é morrer, mas deixar dito nos céus que um dia você passou por aqui.
Banhado de óleo (Nota da foto)
Vai longe a segunda metade dos anos 50 do século passado. Simbolicamente os aviadores recém-brevetados tomavam um banho de óleo, uma mistura de óleo, capim, areia, gasolina, querosene e outras coisas que tornavam festa aquele momento. Este aí é aquele dia do piloto-aviador João Ariston Pessoa de Araujo, uma lenda que criou asa própria e voou pro céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário